Comentários do professor André Luiz, do curso Apogeu, sobre a prova de Design, da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná:
QUESTÃO 1: Observação e memória
a) Desenhe a grafite, em perspectiva, o objeto fornecido no início da prova.
b) Desenhe de memória, junto do objeto que você recebeu e proporcional a ele, uma lata de tinta, aplicando nesta a palavra “tinta”, caracterizando-a por uma marca.
c) Use o recurso de luz e sombra para destacar a tridimensionalidade dos objetos e as distintas características de suas superfícies.
COMENTÁRIO: Uma questão que requeria do candidato uma percepção quanto a objetos do cotidiano, mais expecipicamente objetos de reforma, materiais de construção e pintura.
Na proposta a UFPR forneceu ao candidato um rolo de pintura, este objeto possui algumas caracteristicas que valem a pena serem destacadas: 1º exigia do candidato conhecimentos de construção de sólidos geométricos, visto que, tanto cabo quanto rolo são cilindros ou derivações de cilindros. 2º O rolo possuia três tipos de textura, aspera (espuma), lisa com reflexo na parte metálica, e lisa fosca na parte do cabo. Perceba que a UFPR costuma pedir objetos de mesma “familia” , ou seja, rolo de pintura de observação e de memória um balde de tinta.
A questão pedia do candidato conhecimentos de proporção, luz e sombra, textura, e composição.
QUESTÃO 2 – Imaginação e criatividade
Conceitos de tempo têm sido discutidos desde o início das civilizações, recebendo diversas interpretações. Crie uma ilustração colorida que represente um conceito de tempo. Como fonte de inspiração, leia os seguintes textos:
Alice: Quanto tempo dura o que é eterno?
Coelho: Às vezes apenas um segundo.
(Lewis Carroll)
O tempo é algo que não volta atrás.
Por isso plante seu jardim e decore sua alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
William Shakespeare
Eu fiz um acordo com o tempo.
Nem ele me persegue, nem eu fujo dele.
Qualquer dia a gente se encontra e,
dessa forma, vou vivendo intensamente
cada momento.
(Mário Lago)
Todos os dias quando acordo
Não tenho mais o tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo
(Renato Russo )
COMENTÁRIO: Tendo em vista que o Designer é um profissional altamente criativo, a UFPR lançou mão de quatro pequenos discursos textuais como fonte de inspiração. O candidato poderia escolher um deles, ou a partir de um deles construir uma quinta possibilidade de discurso visual. Acho importante reslatar que os textos foram tirados de várias mídias diferentes, o que obriga o candidato a ter um repertório vasto. Fica a dica, leia livros, veja filmes, reportagens todas estas mídias servem kcomo fonte de repertório…Veja noções de cores, anatomia, perspectiva, textura eram conhecimentos de pré-requisito.