No próximo domingo (14), Dia Internacional do Doador de Sangue, acontece em Curitiba a Corrida Doe Sangue pelo Esporte. Cerca de três mil atletas devem participar, com largada no Centro Politécnico da UFPR, às 8 horas.
O objetivo da atividade, que faz parte do Circuito de Corridas de Rua da cidade – promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude – é incentivar as pessoas a serem doadoras tanto de sangue quanto de medula óssea. “Qualquer pessoa pode ser doador. Basta ter entre 18 e 69 anos e estar em boa condição de saúde. Adolescentes com idade entre 16 e 18 anos também podem ser doadores, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis”, informam os organizadores do evento.
Em Curitiba, as doações podem ser feitas em seis bancos de sangue: Biobanco HC, Hemepar, Banco de Sangue do Hospital N.S das Graças, Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia, Hemobanco, e Banco de Sangue do Hospital Erasto Gaertner. No dia da corrida, os doadores concorrerão a brindes e camisa oficial dos três times apoiadores do projeto (Coritiba, Atlético e Paraná Clube), autografada pelos jogadores.