Os shopping centers oferecem várias opções de lazer, inclusive para as crianças. Enquanto os pais fazem as compras, uma possibilidade é deixar os filhos nos parquinhos de diversão destes locais. Lá, os pequenos podem brincar sob os cuidados de monitores especializados. Mas, quando se trata da integridade das crianças, a atenção deve ser redobrada. Pequenos descuidos podem apresentar muitos perigos.
A artesã Eliandra Cage, de 32 anos, tomou um susto quando usou destes serviços há algumas semanas em um shopping da capital paranaense. Durante uma tarde de compras, ela deixou os dois filhos (Adrian, de seis anos; e Murilo, de três) em uma unidade do Kids Park, no shopping Palladium. Quando voltou para buscar as crianças, o mais novo estava com um ferimento na cabeça. A cama elástica, próxima a uma parede, permitiu que o menino, ao se escorar na tela de proteção enquanto brincava, batesse a cabeça no concreto. Felizmente o ferimento não foi grave, mas – segundo a mãe – revelou um perigo ao qual todas as crianças estiveram expostas.
Além do risco com a tela de proteção ineficaz, Eliandra aponta outro perigo: as barras de ferro da armação do parquinho estavam expostas, sem revestimento, em alguns trechos por onde as crianças brincam. “É muito perigoso. Uma criança pode cair ali e se machucar seriamente”, alerta.
Através da assessoria de imprensa, o shopping afirmou não possuir responsabilidades sobre o brinquedo, pois a manutenção do equipamento fica a cargo da empresa Kids Park, que oferece o serviço. Já a proprietária do parque, Lenita Teixeira, garante que as instalações passam por manutenções periódicas. Após o incidente com o menino Murilo, todos os brinquedos passaram por uma revisão e a parede próxima à cama elástica recebeu um revestimento de espuma, para absorver possíveis impactos. “Todos os nossos equipamentos possuem selo do Inmetro. Estamos constantemente realizando vistorias para melhorar a segurança”, garante a proprietária.
Vistorias
Os parques de diversão não possuem um órgão específico de fiscalização. Recebem os cuidados comuns a todos os locais que atendem ao público. O Corpo de Bombeiros realiza vistorias de saídas de emergência e extintores, de acordo com as normas padrão aplicadas em locais de grande circulação de pessoas.