Faixas vermelhas estão sendo finalizadas em 98 cruzamentos de Curitiba, onde há ciclovias. Para maior segurança no trânsito, foram investidos R$3,5 milhões em novas sinalizações.

Até agora, foram pintadas 95 faixas vermelhas em algumas das principais vias da capital com ciclovia, como a Avenida Sete de Setembro e as ruas Mariano Torres, Conselheiro Laurindo, Getúlio Vargas, Engenheiros Rebouças, Flavio Dalegrave, entre outras.

“Essa sinalização é prevista no Código Brasileiro de Trânsito e alerta os motoristas de que em determinado cruzamento passa uma ciclovia e que é necessária atenção com os ciclistas. Nos cruzamentos não semaforizados onde existem faixas vermelhas, a prioridade de passagem é de ciclistas e pedestres”, informa Danilo Herek, coordenador de mobilidade urbana da Secretaria Municipal de Trânsito.

Desde janeiro, 192 ruas que foram recapeadas nos últimos anos na cidade recebem novas sinalizações horizontais e verticais (faixas de pedestres, placas, travessias elevadas e semáforos). Ruas importantes de diversos bairros também estão tendo a sinalização horizontal revitalizada. As vias estão ganhando pinturas a base de metilmetacrilato (pintura a frio) e em material termoplástico (pintura a quente). São 85 mil metros quadrados de pintura horizontal e mais de 600 placas de sinalização.