Começa nesta quarta-feira (20) o Cultivando Água Boa (CAB) desenvolvido pela Itaipu Binacional e parceiros, o evento reunirá cerca de quatro mil pessoas até sexta-feira (22), dia de encerramento das atividades. O encontro acontece no Hotel Rafain Palace em Foz do Iguaçu e contará com a presença de representantes de 29 municípios do Oeste do estado além de 150 países de 21 países.
O tema de 2013 é “O Futuro no Presente” e tem como uma das metas discutir os resultados alcançados nas iniciativas desenvolvidas nesse ano e ações a serem planejadas para 2014. Das discussões participarão agricultores, familiares, pescadores, indígenas, técnicos agrícolas, representantes e governos municipais, além de integrantes das comunidades atendidas pelos 20 programas que fazem parte do CAB. Além disso, nesta edição haverá a participação latino-americana dos representantes do Encontro Ibero-americano de Desenvolvimento Sustentável.
Durante a cerimônia de abertura representantes da Guatemala e República Dominicana assinam durante a abertura do CAB um acordo de cooperação para aplicar a metodologia do CAB na recuperação de bacias hidrográficas. Outros países devem assinar acordos semelhantes ao longo do evento.
As palestras contarão com a presença de nomes como o do teólogo Leonardo Boff, a especialista em economia criativa e desenvolvimento sustentável Lala Deheinzelin, um dos participantes do comitê organizador do Fórum Social Mundial Cândido Grzyboswski, o economista e especialista em desenvolvimento sustentável Ladislau Dowbor e da idealizadora do programa Favela Orgânica Regina Tchelly que ministrará além de palestras, oficinas de gastronomia para merendeiras e integrantes de comunidades de baixa renda. O CAB conta ainda com apresentações culturais com grupos folclóricos, coral e a fase final do 2° Festival das Águas, sendo encerrado com um show da cantora Adriana Calcanhoto.
CAB
O Cultivando Água Boa (CAB) é um programa desenvolvido há 10 anos em parceria com a Itaipu Binacional e mais de dois mil parceiros visando desenvolver ações socioambientais que conservem os recursos naturais e a biodiversidade.
Ações em 197 microbacias no Oeste do estado já foram realizadas pelo CAB, assim como os projetos de Educação Ambiental já atingiram mais de 240 mil pessoas.