No último sábado (15), foi inaugurada a Casa de Passagem Rockfeller. Situada no bairro Rebouças, na rua que originou o nome do local, a nova unidade tem como objetivo abrigar mais 100 moradores de rua durante a noite e 50 indivíduos no período diurno. A inauguração da entidade faz parte da ação de inverno “Curitiba que acolhe”, promovida pela Prefeitura da capital.
Na casa de passagem, os acolhidos podem fazer a higiene pessoal, receber roupas quentes e limpas, além de café da manhã, almoço e lanche da noite.
O atendimento na unidade é feito apenas a homens que foram abordados nas ruas e encaminhados pelas equipes da Fundação de Ação Social (FAS). Em função da pandemia da covid-19, os acolhidos podem permanecer no local 24 horas.
O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel, explica que a nova unidade faz o atendimento pontual de acolhimento, mas que todas as pessoas são orientadas sobre como acessar outros serviços de atendimento à população em situação de rua.
“Nosso objetivo é que elas se vinculem aos serviços e sejam acompanhadas pelas equipes técnicas e, com isso, possam fazer novos projetos de vida e deixar as ruas.”.
ressalta o presidente
Atualmente, a prefeitura mantém 15 abrigos, sendo dois deles para atendimento a pessoas com sintomas e com covid-19, e 12 parceiros para acolhimento de pessoas em situação de rua, durante a Ação Inverno. Em cinco deles a pessoa pode procurar espontaneamente o serviço, sem a necessidade de encaminhamento pelas equipes técnicas. Somando todas as unidades, totalizam 1.601 vagas, que podem ser ampliadas conforme a demanda.
“Todos os espaços estão estruturados para garantir o distanciamento social e seguem as medidas para prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus”
diz Vilaruel
Durante a Ação Inverno, a FAS deve intensificar o trabalho de abordagem social nas noites em que a temperatura for igual ou menor a 9ºC. O trabalho será feito das 18h às 22h para que as pessoas sejam acolhidas antes do início da madrugada, quando as temperaturas costumam ser baixas.