A 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, realizada em 14 de outubro de 1992, em comemoração ao término da Década, adotou o dia 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, por meio de uma resolução, “por considerar que ainda falta muito para se resolver os problemas das pessoas com deficiência, que não pode ser deixado de lado pelas Nações Unidas”.

A data escolhida coincidiu com o dia da adoção do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência pela Assembléia Geral da ONU, em 1982. A intenção é que com a criação do Dia Internacional, todos os países passem a comemorar a data, gerando conscientização, compromisso e ações que transformem a situação das pessoas com deficiência no mundo. O sucesso da iniciativa passou a depender diretamente do envolvimento da comunidade das pessoas com deficiência, como protagonistas no estabelecimento de estratégias para manter o tema em evidência.

Inclusão e Acessibilidade

Nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os organizadores promoverão ações no sentido de discutir a acessibilidade em cidades (ou locais) históricas e a inclusão.

Segundo Mirella Prosdocimo, coordenadora do Fórum Paranaense dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento “precede varias ações do movimento de Curitiba e do estado, no sentido de promover a verdadeira inclusão das pessoas com deficiência”.

Já Alberto Nogueira, presidente do Centro de Vida Independente, diz que “enquanto não tivermos políticos conscientizados sobre a questão da acessibilidade, sempre vamos ter dificuldades para promover a verdadeira cidadania que todos almejamos”.

Programação

Memorial de Curitiba:
Horário: 10h às 15h
Exposições de talentos entre as pessoas com deficiências (artes), palestra sobre prevenção de deficiências, apresentações culturais e musicais, palestra sobre os ostomizados e participação especial do paulistano Romeu Kazumi Sassaki, especializado em aconselhamento de reabilitação, com mais de 40 anos de experiência junto à pessoa com deficiência, autor de técnicas de inspiração integracionista do movimento.

Teatro Garcez:
Horário: 16h30 às 21h
No Teatro Garcez, gentilmente cedido pelo Grupo Uninter, além das exposições de quadros, fotografias, mosaicos, acontecerão as apresentações de um Grupo de Teatro de Guarapuava (PR), Teatro da Unilehu,  palestra da professora Regiane Ruivo Maturo,  consultora de Responsabilidade Social do SESI, sobre Capacitação e Inclusão no mercado de Trabalho e outras apresentações conforme programação abaixo.