Curitiba - A Prefeitura de Curitiba manterá o valor da tarifa de ônibus em R$ 6 até 2027. A decisão foi sancionada pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSD) nesta terça-feira e garante o congelamento desse valor pelos próximos 24 meses.

Interbairros II é um dos ônibus mais utilizados pela população de Curitiba; tarifa de ônibus seguirá a mesma até 2027
Curitiba espera investimento bilionário com a nova concessão do transporte público. (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

A legislação ainda prevê que o novo contrato de concessão do transporte público em Curitiba, desenvolvido em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), não interfira nos serviços prestados à população.

O projeto foi aprovado na manhã desta terça-feira na Câmara Municipal de Curitiba, sem nenhum voto contrário dos parlamentares. O objetivo da proposta é oferecer maior segurança jurídica, além de adicionar recursos para o aumento da frota movida com combustível renovável na capital paranaense.

Prefeitura de Curitiba espera que nova concessão estabilize valor da tarifa de ônibus

Prefeitura divulgou uma lista de regras para os tutores
Transporte coletivo de Curitiba terá investimentos em diversos setores com nova concessão. (Foto: Reprodução/ CMC)

A Prefeitura de Curitiba espera que o novo contrato de concessão injete R$ 3,9 bilhões em 15 anos no transporte público da capital paranaense. Esses recursos permitirão integração temporal ampla, crescimento da frota elétrica, renovação da frota diesel, novas linhas de ônibus e criação de um fundo garantidor público que dará mais segurança financeira ao sistema.

Pimentel apontou que a população de Curitiba poderá participar de consulta pública em 19 de setembro, além de duas audiências previstas para o mês de outubro.

O edital de concessão será lançado em novembro deste ano e deverá ser realizado pela (Bolsa de Valores de São Paulo), em janeiro de 2026, com início de contrato em junho do próximo ano.

Parte dos investimentos previstos serão utilizados para a compra de 245 ônibus elétricos em cinco anos, de 149 ônibus a diesel modelo Euro 6 no início do contrato e mais 1.084 veículos ao longo de 15 anos.

Ainda serão construídos dois eletropostos públicos, com 42 carregadores, nos próximos cinco anos, e infraestrutura de carregamento nas garagens (107 carregadores).

O edital contará com cinco lotes: dois para os eixos Norte/Sul e Leste/Oeste, um para Linhas Diretas/Ligeirinhos e dois para os convencionais.

A única exceção será a Linha Turismo, que receberá um edital e regulamentações novas. Em até 90 dias, as regras para esses processos deverão ser apresentadas na Câmara Municipal.

Atualmente a Rede Integrada do Transporte de Curitiba conta atualmente com 309 linhas, 22 terminais, 329 estações-tubo e frota de 1.189 ônibus. Em dias úteis, 555 mil passageiros utilizam o serviço na capital paranaense.

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Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.