Curitiba foi capital que mais gerou empregos no Brasil em janeiro (Foto: Valdecir Galor – SMCS)

Entre todas as cidades, Curitiba perdeu apenas para Vacaria (RS), que teve um saldo positivo de 5.223 vagas, e Dourados (MS), com 4.441 novos postos de trabalho

De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (7) pelo Cadastro Geral de Empregadores e Desembregados (Caged), Curitiba foi capital que mais gerou empregos no Brasil em janeiro. No ranking geral, a capital paranaense ficou em terceiro lugar.

Novas vagas de emprego

Segundo a Caged, Curitiba registrou 3.534 novas vagas de emprego com carteira assinada, superando até mesmo São Paulo, que abriu 3.434 vagas. Entre todas as cidades, Curitiba perdeu apenas para Vacaria (RS), que teve um saldo positivo de 5.223 vagas, e Dourados (MS), com 4.441 novos postos de trabalho.

Em janeiro, 28.165 trabalhadores foram admitidos em Curitiba, enquanto o número de demissões foi de 24.631. 

Entre os setores que mais geraram vagas está a área de serviços, que foi o responsável pela contratação de 2.422 vagas. Em seguida aparecem os setores da construção civil, indústria de transformação, agropecuária e administração pública. No caminho inverso, o comércio fechou 643 postos. 

Para quem ainda busca emprego

Na capital, quem tem interesse em ingressar no mercado de trabalho, ou precisa de uma nova oportunidade de emprego, habilitação do seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho, podem procurar pelos dez postos de apoio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). 

Também no mês de janeiro, os postos do Sine realizaram a emição de 5.555 carteiras de trabalho e habilitaram 2.750 pedidos de seguro-desemprego, além de fazer intermediação de mão de obra.