Passageiros que se deslocam de ônibus entre os dois municípios voltam a pagar uma única passagem

O drama de passageiros que precisam se deslocar diariamente entre Araucária e Curitiba pode estar chegando ao fim. As prefeituras das duas cidades firmaram um acordo que irá permitir que os usuários do transporte coletivo voltem a utilizar os ônibus pagando uma única passagem. O anúncio foi realizado na manhã desta quinta-feira (16) pelos prefeitos Gustavo Fruet e Olizandro Ferreira.

O acordo prevê que, inicialmente, duas linhas que fazem o transporte local em Araucária sejam estendidas até o Terminal Pinheirinho, onde o usuário poderá fazer integração seguindo para qualquer ponto de Curitiba sem pagar nova passagem. Na prática, a parceria entre os dois municípios restabelece a integração em Araucária, onde “o transporte foi desintegrado a partir do momento em que a Comec assumiu, em fevereiro, o gerenciamento do transporte metropolitano, antes feito pela Urbs”, diz a prefeitura da capital.

“O momento não é de desavenças e troca de acusações e sim de respostas aos problemas da sociedade. Não podemos simplesmente esperar e por isso esse acordo com Araucária. O cidadão que gasta mais de R$ 13,00 para vir e voltar a Araucária agora vai gastar a metade disso, porque só vai pagar uma passagem para vir e outra para voltar”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet.

O prefeito de Araucária, Olizandro José Ferreira, disse que o acordo com Curitiba representa um momento histórico e viabiliza uma solução para o problema criado pela desintegração do transporte na cidade. “Com essas duas linhas vamos atender a população da cidade que se desloca para Curitiba e que hoje tem que pagar duas passagens para vir e duas para voltar”, afirmou.

Protesto e troca de acusações

O convênio surgiu depois de uma semana tumultuada para usuários do transporte público de Araucária. Na segunda-feira (13) a população realizou um grande protesto em frente ao Terminal Vila Angélica para reclamar do fim da integração. Ouve muita confusão, com a depredação de alguns ônibus.

Já na quarta-feira (15) a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) disponibilizou aos usuários uma nova linha entre Araucária e o Terminal da Cidade Industrial de Curitiba, com a promessa de tarifa integrada, porém, os ônibus foram impedidos de entrar no terminal por uma barricada montada por funcionários da Urbs e a Guarda Municipal de Curitiba. O caso gerou uma troca de acusações entre os órgãos estaduais e municipais.

Nova linha

Os detalhes da nova linha – como frota e horários – serão definidos nos próximos dias pelas equipes técnicas da Urbs e da CMTC. Os presidentes das duas empresas, Roberto Gregório da Silva Junior e Sandro Martins, acreditam  que seja possível que as duas linhas de Araucária comecem a operar no Pinheirinho dentro de dez dias.

Desintegração

A busca de uma solução conjunta entre Araucária e Curitiba foi motivada por uma série de problemas enfrentados pelos usuários. Entre elas, a desintegração do transporte dentro do município de Araucária – o usuário paga uma passagem no alimentador (CMTC) e outra no Terminal (Comec); a extinção da linha Angélica/CIC, que circulava na Cidade Industrial atendendo funcionários das empresas; e a redução do trajeto com mudança de rota do Ligeirinho Araucária/Curitiba.

Atualmente a ligação entre os dois municípios é feita pelas linhas Araucária/Pinheirinho; Araucária/Portão e pelo Ligeirinho Araucária/Capão Raso. Até fevereiro, esta linha era a Araucária/Curitiba, com trajeto mais longo, passando pelo Terminal CIC e chegando até a Praça Rui Barbosa.

O acordo entre os dois municípios foi comunicado à Comec, que continuará responsável pelo gerenciamento das linhas metropolitanas que fazem a ligação dos municípios vizinhos com Curitiba – o que inclui o ligeirinho Araucária/Capão Raso (antigo Araucária/Curitiba). A Urbs, afirma Gregório, está aberta a discutir acordos semelhantes com outros municípios de forma a colaborar com o transporte metropolitano.