O trânsito de Curitiba é o mais sinalizado entre 25 capitais brasileiras, segundo levantamento do portal Mobilize, realizado entre junho e julho deste ano. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o resultado é reflexo dos recentes investimentos no setor, tendo reforços em função da Copa do Mundo. Em 2013 e 2014, mais de R$ 23 milhões foram gastos em placas e semáforos.

Os fatores analisados na pesquisa quanto à sinalização para pedestres e ciclistas são a existência de faixas de travessia, placas de advertência, semáforos específicos para os pedestres ciclistas e placas indicativas de orientação para quem anda ou pedala pela cidade. Na área de transporte público, foram verificados itens como as informações disponíveis nos pontos de parada e a sinalização no interior dos veículos.

“Observamos que Curitiba precisava urgentemente de investimentos na sinalização. Firmamos também o compromisso de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conforme demanda do projeto Vida no Trânsito. Com melhor sinalização na cidade e campanhas educativas, houve uma redução de mais de 15% nas mortes em 2013”, informa a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

A Prefeitura informa que sinalizou centenas de vias, utilizando mais de 150 mil metros quadrados de sinalizações no pavimento, e instalou cerca de 15 mil placas na capital. De acordo com o órgão, também foram instalados 259 novos semáforos para pedestres desde o início de 2013, além de implementar um projeto-piloto que dá mais tempo de semáforo para pedestres com mobilidade reduzida, através do cartão da Urbs para idosos e pessoas com deficiência. Outro projeto que passa por teste é a dos semáforos específicos para ciclistas.

Ainda na área dos semáforos de pedestres, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) realizou pesquisa de velocidade de pessoas idosas para atravessar a faixa de pedestre. Após o levantamento, o tempo de abertura do semáforo de pedestre está sendo aumentado gradativamente em todos os equipamentos da cidade – anteriormente, a velocidade média do pedestre era considerada em 1,2 metros por segundo (m/s), passando para 1m/s após a pesquisa.

A sinalização está sendo reforçada no entorno das escolas da rede pública municipal, que também estão recebendo faixas elevadas em suas proximidades, assim como outros locais de grande acesso de pedestres.

Na Av. Sete de Setebro, transformada em “via calma” recentente, foi criada e sinalizada uma faixa preferencial para bicicletas e também as bicicaixas, espaço especial para bicicletas se posicionarem antes dos carros para esperar a abertura dos semáforos.

Na área do transporte público, foram disponibilizados 694 painéis eletrônicos de informação nos terminais e nas estações-tubo.