Nos últimos dois meses, Curitiba foi a cidade-sede mais procurada pelos turistas brasileiros que querem assistir a Copa do Mundo. Houve um aumento de quase 103% na busca por passagens aéreas para a capital paranaense, na comparação entre os intervalos de 26 de março a 18 de abril e 19 de abril a 12 de maio. Logo atrás estão São Paulo (78%), Brasília (69%) e Cuiabá (68%). As informações são da Viajanet – agência virtual que trabalha com a compra de passagens aéreas.
O aumento na busca por passagens aéreas ocorreu nas 12 cidades que vão receber jogos do Mundial e é um bom indicativo da movimentação de público, de acordo com o gerente de marketing da Viajanet, Gustavo Mariotto. “Tradicionalmente a busca por passagens aéreas aumenta na véspera e a expectativa é de um crescimento ainda maior quando o mundial de futebol começar”, afirmou.
Ainda conforme os dados da pesquisa, Curitiba deve receber mais visitantes das cidades do Rio de Janeiro (15%), seguido de São Paulo (14%) e Porto Alegre (8%). A proximidade dos destinos e a referência positiva da capital paranaense no cenário nacional são os principais motivos que despertam o interesse dos turistas.
“Curitiba, ao longo dos anos, construiu uma imagem de cidade bem organizada, com preocupação ambiental o que é um diferencial no País. Temos muitas coisas boas para mostrar aos nossos turistas”, disse o presidente do Instituto Municipal de Turismo (Ctur), Paulo Colnaghi.
Conceituada
Outra pesquisa recente também mostrou dados muito positivos em relação à capital paranaense e que repercutiram em jornais de grande circulação nacional. O Reputation Institute – consultoria que atua no setor de Gestão de Reputação – avaliou as 12 cidades sede da Copa do Mundo com a participação de mais de quatro mil pessoas, que analisaram além de sua cidade, outra com a qual tivessem alguma familiaridade.
Curitiba foi muito bem avaliada. É a cidade que tem a segunda melhor reputação na percepção de seus moradores, atrás apenas de Porto Alegre e ultrapassa a capital gaúcha quando avaliada por não residentes, ou seja, moradores de outras cidades.
Além disso, a capital paranaense é vista como a cidade mais recomendada para viver e trabalhar na opinião dos entrevistados, moradores ou não.
Jogos
Curitiba vai sediar quatro jogos da Copa do Mundo nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho. As partidas serão disputadas na Arena da Baixada e contará com um público predominantemente nacional. Segundo dados do Ministério do Esporte, dos ingressos comercializados para a capital paranaense até a primeira quinzena de maio, em média, 70% do estádio terá a presença de torcedores brasileiros e 30% de estrangeiros.