Organização internacional promove ações para transformar o Brasil no país da meditação neste ano de 2014, e Curitiba foi escolhida para ser a sede do movimento. O “Cinco minutos, Eu Medito” e já vem ganhando adeptos em várias cidades. Tem até aplicativo para smartphones que ajuda os iniciantes a se concentrarem em “nada” por cinco minutos. “Queremos mostrar como é possível, em apenas cinco minutos, promover a saúde e o bem-estar”, afirma Lilian Miranda, coordenadora nacional da organização Mãos sem Fronteira, organização internacional que, juntamente com a agência TheGetz lançou o movimento.

O movimento terá início no Encontro Mundial de Meditação pela Paz, que será realizado em Curitiba no dia 5 de abril de 2014, a partir das 11 horas, na Boca Maldita. Nesta data se comemora o Dia Internacional da Meditação. A ideia da ação é disseminar a importância e os benefícios da prática da meditação por apenas cinco minutos por dia. Durante o encontro internacional, shows com Tiago Iork e a Banda Mais Bonita da Cidade para garantir boas energias entre os participantes.

A escolha de Curitiba como sede do evento é um reconhecimento da organização Mãos sem Fronteiras pela contribuição que a sede brasileira tem dado para difundir a prática da meditação. “O Brasil é um país de prestígio internacional e de muito carisma. Além disso, irá sediar dois grandes eventos internacionais que justificam o nosso apoio e atenção”, disse a presidente internacional, Lucía Peña. Segundo ela, há 15 anos o Mãos sem Fronteiras no Brasil se dedica a atuar de forma silenciosa e ininterrupta na prática dos exercícios para restaurar o equilíbrio e proporcionar o bem estar. “A nossa intenção é reunir pessoas num espaço público em 2014, todos praticando a meditação e irradiando um efeito multiplicador de equilíbrio para os que estiverem a volta”, explicou Lucía.

A prática da meditação é um exercício simples, que consiste em três respirações longas, cinco minutos de mente vazia e mais três respirações longas, sem qualquer relação com corrente religiosa ou filosófica. “É importante ressaltar que este exercício pode ser praticado por qualquer pessoa, desde crianças aos mais velhos”, ressalta Lilian. Se pararmos para pensar, em cinco minutos é possível fazer muita coisa: escovar os dentes, esquentar uma comida, tirar o carro da garagem, zapear pelos canais da TV, responder e-mails, assistir a um vídeo engraçado na internet ou esperar um táxi. A campanha, desenvolvida pela TheGetz, foca exatamente na praticidade e simplicidade do exercício e no alcance que ele proporciona.

Os principais benefícios de quem pratica a meditação são a oxigenação do cérebro e maior equilíbrio geral do organismo, maior estímulo à concentração e ao raciocínio, qualidade do sono e maior tranquilidade no dia-a-dia.

Mãos sem Fronteiras é uma organização não-governamental que atua em 35 países. A sede mundial fica na Espanha e a sede brasileira, em Curitiba. A organização possui voluntários em todo o mundo que ensinam uma técnica de tratamento feita com as mãos, conhecida por Estimulação Neural. Este método consiste em estimular pontos específicos do corpo que aumentam a concentração, diminuem o stress e trazem maior equilíbrio emocional. Os exercícios são ensinados em cursos oferecidos pela ONG. A prática recorrente deste método, aliada aos exercícios de meditação, proporciona maior qualidade de vida. Saiba mais nos sites eumedito.org e msfbrasil.org.br

1 milhão de minutos de meditação

A campanha “Cinco Minutos, eu Medito” da ONG Mãos Sem Fronteiras atingiu a marca de um milhão de minutos meditados pela paz. A campanha foi lançada em maio de 2013 para incentivar e simplificar a prática da meditação em todo o mundo. Por meio de um aplicativo para smartphones e tablets, o MEDITÔMETRO computou cada minuto meditado pelos adeptos da prática, em um contador universal. “É muito importante termos conquistado este número, é como se 200 mil pessoas meditassem ao mesmo tempo, por cinco minutos – tempo suficiente para a prática diária, é uma marca que esperamos continuar crescendo, pois os benefícios são pessoais, e os efeitos, principalmente de atitudes, são coletivos.” comemora Lilian Miranda, coordenadora nacional da ONG.

Serviço

Dia Internacional da Meditação

Data: 05 de abril, início previsto às 11 horas

Local: Boca Maldita