Em agenda internacional, o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, esteve nesta sexta-feira (23) na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, onde se encontrou com a diretora de Sistemas Alimentares do órgão, Corinna Hawkes. Na ocasião, o chefe do Executivo municipal apresentou a proposta para que a capital paranaense receba uma das conferências internacionais promovidas pela FAO.

Prefeito Eduardo Pimentel com a diretora da Divisão de Sistemas Alimentares e Segurança Alimentar da FAO, Corinna Hawkes
Prefeito Eduardo Pimentel ea diretora da FAO, Corinna Hawkes (Foto: Pedro Ribas/SECOM)

Candidatura foi bem recebida de Curitiba foi bem recebido por liderança da FAO

De acordo com a diretora da FAO, Curitiba tem todas as credenciais para sediar um encontro da organização  “Eu sou muito fascinada pelos programas de segurança alimentar de Curitiba. Inclusive, nós o incluímos como estudo de caso em um livro que publicamos há três anos sobre agricultura urbana”, salientou Corinna.

“Nós temos muito a mostrar nos fóruns internacionais organizados pela FAO e, por isso, apresentamos o nome de Curitiba para sediar esses encontros. Nossa cidade é referência em vários programas de segurança alimentar como suas mais de 200 hortas urbanas, e estão vindo aí mais 150 locais de cultivo no meu mandato, as três fazendas urbanas, os restaurantes populares, os armazéns e sacolões da família, as nossas feiras e outras iniciativas que colocam o alimento saudável na mesa do curitibano”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel, que estava acompanhado da primeira-dama, Paula Mocellin.

O encontro também foi acompanhado pela representante permanente do Brasil junto à FAO em Roma, embaixadora Carla Barroso Carneiro; e  Rodolpho Zannin Feijó, assessor-chefe de Relações Internacionais e chefe do Cerimonial da Prefeitura de Curitiba.

Segurança alimentar é prioridade em Curitiba

De acordo com o prefeito, a segurança alimentar é uma das prioridades de sua administração na Prefeitura de Curitiba.

“Desde o primeiro dia da minha gestão, em 2025, temos ampliado o acesso da população à alimentação de qualidade, bem como estamos buscando fortalecer a produção sustentável de alimentos. Entre as iniciativas destaco o programa Conexão Alimentar, que promove o uso sustentável de espaços urbanos para a produção de alimentos, revitalizando áreas degradadas e fortalecendo a segurança alimentar da população”, contou Eduardo Pimentel.

A diretora da FAO observou que a agricultura urbana é realmente uma porta de entrada fundamental para promover um maior acesso a alimentação de qualidade e saudável para a população. “A produção de alimentos em hortas permite conectar os diferentes atores ao longo da cadeia — desde os produtores até os consumidores, vendedores e instituições – e promover uma visão muito mais sistêmica”, ponderou Corinna.

Missão

A agenda oficial do prefeito Eduardo Pimentel em Roma (Itália) e Vaticano, dentro das celebrações dos 200 anos das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, segue até o dia 24 de janeiro e inclui encontros com autoridades italianas e da Santa Sé, bem como com embaixadores brasileiros e com representantes de organizações.

Na última quarta-feira (21), Eduardo Pimentel participou de uma audiência com o papa Leão XIV e se encontrou com o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca de Souza para falar sobre as potencialidades de Curitiba na atração de capital estrangeiro. A manhã desta sexta-feira (23/1), começou com um encontro com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.

O Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé está sendo celebrado com uma grande programação cultural, acadêmica e artística, com destaque para atividades realizadas na cidade de Roma. A programação contempla exposições, apresentações musicais e audiovisuais, seminários acadêmicos e o lançamento de publicações comemorativas.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.