Curitiba - O aniversário de Curitiba é no dia 29 de março e, durante esses 332 anos, a capital paranaense também já foi a sede temporária do governo brasileiro por três dias. Você sabe o que aconteceu para que Curitiba fosse a capital do Brasil nesse período?

Origem da capital
Originalmente nomeada como Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o nome “Curitiba” foi implantado apenas em 1721. Já a nomeação como capital chegou após o desmembramento do território paranaense do estado de São Paulo, em 1854. Com séculos de memórias, o aniversário da cidade continua sendo um marco da história do sul do país.
Para este ano, as celebrações já foram iniciadas no início do mês com atividades culturais e de lazer, inaugurações, entregas de obras, programas, revitalizações e ações especiais que permanecem até o final do mês. Um dos destaques dessas ações, foi o programa “Curitiba de Volta ao Centro”, que tem reunido todo domingo centenas de famílias nas ruas centrais da cidade.
Curitiba como capital do Brasil
Durante o período da ditadura militar, Curitiba se tornou a capital do Brasil por três dias, entre os dias 24 e 26 de março. Na época, o prefeito Omar Sabbag, e o governador do estado, Paulo Pimentel, apoiavam o regime militar.
O motivo da mudança para Curitiba, seria de segurança e propaganda, fazendo com que a ditadura chegasse em regiões brasileiras importantes.
Na época, Curitiba não se opunha à ditadura e era considerada uma das cidades mais seguras e tranquilas do país.
Outro fator importante para haver a mudança é que a esposa do presidente da época, General Costa e Silva, era curitibana.
Programação de eventos
Para comemorar o aniversário de Curitiba, a Câmara Municipal, em colaboração com a Prefeitura de Curitiba, realizará o “Curitiba 332”, festa que promove cultura, esporte e lazer gratuitamente à população.
O evento gratuito acontecerá no estacionamento da Câmara de Curitiba, entre o Palácio Rio Branco, sede histórica do Poder Legislativo, e a praça Eufrásio Correia, das 10h às 17h do próximo sábado (29).
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui