
No Centro da cidade, a Prudente de Moraes acaba de se tornar a primeira rua interativa do Brasil
A primeira rua interativa do Brasil acaba de chegar em Curitiba. O projeto-piloto foi implantado na semana passada por uma startup curitibana: a MCities.
Transmissão de dados e conexão
Especializada em comunicação urbana, a empresa tem como principal objetivo adotar soluções da chamada “internet das coisas”, que utiliza rede de tecnologia embarcada, sensores e uma conexão capaz de coletar e transmitir dados.
Já conhecida por ser uma rua cheia de restaurantes e lojas, a Prudente de Moraes conta agora com duas tecnologias para promover uma conexão do comércio local com indivíduos que circulam pela rua.
O que proporciona?
Nas duas quadras entre a Augusto Stellfeld e a Doutor Carlos de Carvalho foram instalados minúsculos dispositivos, chamados de beacons, que utilizam de tecnologia de localização capazes de transmitir para smartphones, via bluetooth, informações sobre serviços existentes na rua.
A tecnologia ocorre automaticamente, e não é preciso nem baixar um aplicativo no seu celular. De acordo com Paulo Hansted, fundador e CEO da empresa fundadora, a tecnologia é capaz de promover o empoderamento das pessoas. “Isso inspira os indivíduos a descobrir ou redescobrir a cidade, bem como a ajudar o comércio e serviços a gerar emprego e renda, afirma o CEO.
QR codes
Os muros e fachadas do comércio da Prudente de Moraes também receberam painéis com QR Codes que oferecem informações sobre a rua, eventos, passeios e experiências por toda a capital paranaense.
O procedimento de leitura é bastante simples: basta que o indivíduo direcione a câmera do seu smartphone para o códio de leitura do QR Code inserido nos muros e fachadas, para o usuário acessar pelo celular o conteúdo digital.
Paulo Hansted ainda explica que a plataforma reúne várias experiências da cidade, além de um conteúdo exclusivo, como por exemplo uma exposição fotográfica da Prudente de Moraes feito pelo fotógrafo Daniel Castellano.
De acordo com o CEO da MCities, o projeto deve chegar a mais ruas de Curitiba nos próximos meses, sendo a rua XV, o Centro, Itupava e Alto da XV algumas das vias na lista de amplianção.
Disponível para smartphones
Inicialmente, a interatividade na alameda do Centro de Curitiba está disponível apenas para smartphones com sistema operacional Android. Para iOS, a solução deve estar disponível em 60 dias.