Mulheres em situações e violência passaram a contar com uma unidade móvel para atendimento emergencial. Lançado pela Prefeitura de Curitiba, os ônibus vão circular nas áreas mais distantes do centro urbano e irão levar serviços de segurança pública e justiça com base na Lei Maria da Penha – que protege as mulheres em situação de violência doméstica.
Os veículos fazem parte das ações do programa “Mulher Viver sem Violência”, do governo federal e são adaptados e equipados com duas salas para o atendimento emergencial das vítimas. Uma equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais e profissionais do Direito será montada para dar o suporte necessário.
A unidade desenvolverá ações de prevenção, assistência e apuração dos casos, no meio rural, tendo por norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.
Na solenidade de entrega dos veículos, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, lembrou que Curitiba já tem o projeto desenvolvido de ajuda as vitimas da violência urbana com a Casa da Mulher Brasileira. Agora chegou a vez dos centros distantes. “O Município de Curitiba têm o compromisso de, junto com o Fórum de Mulheres do Campo e da Floresta, pegar a estrada imediatamente”, disse a ministra.