Foi inaugurada nesta quarta-feira (7) uma casa de passagem para indígenas que se encontram em situação de rua em Curitiba. A iniciativa emergencial é resultado de reunião mediada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), realizada na última segunda-feira (5), com diversos órgãos governamentais. O imóvel será cedido pela Prefeitura de Curitiba e o serviço coordenado pela Fundação Nacional do Índio (Funai). O Governo do Estado se responsabilizará pelo fornecimento de mobília, utensílios domésticos e manutenção predial.

A casa terá capacidade para abrigar até 70 pessoas e funcionará na unidade da FAS Amigo Curitibano, na Praça Plínio Tourinho, no Jardim Botânico. A Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), também fará a supervisão técnica do serviço e permanecerá fornecendo passagens de ônibus para os indígenas que desejarem fazer o retorno para seus municípios de origem.

Durante o período de atendimento emergencial, os órgãos governamentais buscarão a cessão de imóveis da União para a construção de uma casa de passagem permanente, que leve em consideração todas as características antropológico-culturais das diferentes etnias que estão em Curitiba. Estima-se que aproximadamente 33 famílias, originárias de 20 municípios do interior do Paraná e de outros estados, estejam em situação de rua em Curitiba.

Como ajudar

Quem quiser ajudar os indígenas que se encontram em situação de rua em Curitiba pode fazer doações por meio do Disque Solidariedade, da Fundação Social de Curitiba, ligando para a Central 156, ou na Coordenadoria Regional da FUNAI, em Curitiba (Rua Des. Clotário Portugal, 222 – São Francisco).