A programação começa nesta terça-feira (26) e vai até domingo (31)
Curitiba participa, desta terça-feira (26) até o próximo domingo (31), da Semana Nacional de Alimentos Orgânicos, promovida anualmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As atividades serão desenvolvidas nas feiras orgânicas e no Mercado Municipal, com workshops, exposição de produtos, oficinas gastronômicas e ações educativas de segurança alimentar e nutricional.
A Secretaria de Abastecimento faz um trabalho contínuo de valorização e comercialização da produção de orgânicos, com a realização de 13 feiras semanais, de terça a sábado. Atualmente, as feiras orgânicas atendem 13 bairros e contam com a participação de 57 feirantes. A atividade beneficia 48 produtores diretos e mais de 120 indiretos, que fornecem seus produtos por meio de cooperativas e associações.
A feira agrega produtores de mais de dez municípios, como Araucária, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Tijucas do Sul, Mandirituba, São José dos Pinhais, Colombo, Almirante Tamandaré, além de Barra do Turvo (SP).
A Semana Nacional tem o objetivo de divulgar e estimular o consumo de alimentos orgânicos, produzidos a partir de técnicas naturais. “A semana serve para levar informações ao público sobre a importância e o diferencial da produção orgânica, do ponto de vista social, ambiental e econômico, estimulando as pessoas para aderir ao consumo desses produtos”, explicou o diretor de Feiras e Mercados da Secretaria de Abastecimento, Nivaldo Vasconcellos.
Os alimentos orgânicos devem ser isentos de insumos artificiais, como os adubos químicos e os agrotóxicos. Também não podem ser tratados com drogas veterinárias, hormônios, antibióticos e organismos geneticamente modificados. E no processamento dos alimentos, não podem ser utilizados aditivos químicos sintéticos, como corantes, aromatizantes, emulsificantes e outros.
Para conferir toda a programação da semana, clique aqui.