Entre os grupos que organizam o evento do próximo sábado, estão o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), os “Carecas do ABC” e a Rádio Combate
Acontece em Curitiba no próximo sábado o congresso de fundação da “Frente Nacionalista” – organização partidária que se considera uma dissidência do Partido Militar Brasileiro e se diz inspirado no fascismo italiano de Benito Mussolini e no movimento integralista de Plínio Salgado.
O site do movimento e sua página no Facebook pregam os “valores cristãos”, o “patriotismo” e a “defesa da família como unidade espiritual e econômica da sociedade”, além de tecer críticas aos partidos de direita e de esquerda. O grupo também se diz “anti-comunista”.
“A proeminência dos valores espirituais sobre os valores materialistas aparece claramente no fascismo Italiano, na obra ‘A Doutrina do Fascismo’, de Benito Mussolini; e na vasta obra integralista de Plínio Salgado, onde critica o mundo moderno produzido dos valores iluministas que tornam a modernidade um fim em si mesmo”, diz o site da Frente Nacionalista.
Nos protestos do dia 16 de agosto, o grupo participou das manifestações com os “camisas-negras”. O movimento fascista de Mussolini tinha uma milícia de segurança nacional na Itália, também conhecida como “camicie nere”, ou camisas negras, em italiano.
Vários internautas estão compartilhando nas redes sociais um alerta para que homossexuais, negros e judeus evitem frequentar a região central de Curitiba no próximo fim de semana, para não correr risco de sofrerem violência.
Entre os grupos que organizam o evento do próximo sábado, estão o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), do ex-candidato à presidência Levy Fidélix, além dos “Carecas do ABC”, que defende o uso da violência contra os “setores podres da sociedade”, e da Rádio Combate.
Quem é Mussolini e o que é fascismo:
Benito Andrea Mussolini foi um político italiano, líder do Partido Nacional Fascista, e considerado uma das figuras-chave do fascismo.
O fascismo, um dos principais inspiradores do integralismo, é um movimento político radical, autoritário e nacionalista. Os fascistas, de acordo com descrição do site Wikipédia, acreditam que as nações e raças consideradas superiores devem obter espaço eliminando nações e raças consideradas fracas ou inferiores.