Os moradores de Curitiba podem ganhar outras sete novas opções de lazer até 2015. As regionais do Bairro Novo, Cajuru, CIC e Pinheirinho receberão bosques de conservação ambiental que, no futuro, podem ganhar ciclovias e iluminação para receber o público. A previsão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que irá implantar os novos bosques, é de que as obras sejam finalizadas no primeiro semestre do próximo ano.

Os Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU) são uma categoria de unidade de conservação, que tem como objetivo a preservação de bancos genéticos de biodiversidade.

O superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alfredo Trindade, explica que o objetivo do BCBU é a conservação da biodiversidade e da vegetação, sem necessariamente o uso para lazer. “Em alguns casos será possível o acesso público sem degradação como, por exemplo, a instalação de iluminação, ciclovia ou pista para caminhada”, diz.

De acordo com a secretária, os bosques estão localizados em áreas que já pertencem ao Município e somados têm uma área de aproximadamente 120 mil metros quadrados. O maior deles ocupará 47,6 mil metros quadrados no bairro Tatuquara, entre as ruas José Mulaski e Juarez Távora.

O município possui 70 áreas na cidade com potencial para serem transformadas em Bosques e duas áreas já implantadas: o Santa Paula (2011) e o Mercúrio (2013).

“Os bosques são ilhas verdes em áreas que pertencem ao Município e que vão receber investimentos para a preservação. São áreas que prestam um grande serviço. Servem para a prevenção de enchentes, contenção de ruídos e promovem a vida”, afirma secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima.