100% eletricidade. (Foto: Prefeitura de Curitiba)

O veículo é 100% movido a eletricidade, e começa nesta quarta-feira (3) a circular pela capital paranaense. O Volare, da montadora BYD, vai ficar um mês em teste

O teste do ônibus movido 100% a eletricidade, que não emite poluentes, começa a circular nesta quarta-feira (3) em Curitiba. O veículo Volare, da montadora BYD, vai ficar um mês em teste na linha circular-centro.

O ônibus não emite gás carbônico

A linha circular-centro roda aproximadamente 160 quilômetros por dia. E, o ônibus elétrico tem uma autonomia maior de bateria, diferente de versões anteriores, que eram mais limitadas. A expectativa é que o veículo rode 250 quilômetros por dia com apenas uma carga de bateria.

O ônibus elétrico vai circular das 6h20 às 19h30, no sentido horário da linha circular-centro. Além das características ambientais – como emissão zero de poluentes e silêncio do motor –  o modelo em teste tem embarque facilitado para idosos, crianças e deficientes.

De acordo com o prefeito Rafael Greca, o transporte é a cara da capital. “É um veículo moderno, sem emissão de gás carbônico, óxido de nitrogênio, além de ser confortável”. Caso aprovado todo o projeto, o prefeito afirma que quatro veículos serão encomendados para circularem em Curitiba.