Em pouco mais de um ano, Curitiba ganhou 79 mil árvores plantadas em vias públicas da cidade. Em 15 meses, apenas o prefeitura da capital plantou perto de 14 mil mudas e outras 65 mil foram plantadas por meio de doações para compensação ambiental após o corte autorizado. Quase 28 mil novas árvores tiveram o plantio oficializado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e devem ser plantadas em breve. Por ano, 15 mil pedidos de corte ou poda de árvores em vias públicas são enviados a Prefeitura. Do número, 75% são negados e 25% autorizados.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima conta que a retirada de uma árvore só é aprovada em situação de risco ou de queda e outras devem ser repostas no lugar. “Quando uma remoção é autorizada, no mínimo outras duas árvores são plantadas. Buscamos encontrar harmonia entre a natureza e o homem no meio urbano”, afirma.

A reposição florestal é realizada em conformidade com o Código Florestal Municipal (Lei n 9.806), que estabelece que  toda árvore a ser suprimida deve ser reposta. Independentemente da espécie, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, com exceção do pinheiro-do-paraná, que obriga o responsável ao plantio de quatro mudas da espécie. O Código Florestal Municipal estabelece também duas opções de local de plantio, que poderá ser em área própria ou em locais indicados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está última por doação de mudas.