Entre os que pretendem comprar imóveis em 2014, 53% preferem apartamento
Casa ou apartamento? Um imóvel compacto, de fácil limpeza e manutenção, ou um espaçoso? Mais perto ou mais longe do centro da cidade? Essas são algumas das principais questões feitas por todas as pessoas que vão adquirir um imóvel para morar, de acordo com o estilo de cada um e com o ciclo de vida pelo qual está passando. Em outras palavras, quem compra imóvel é, acima de tudo, muito prático e busca sempre o melhor.
Apenas dois fatores são inegociáveis para quem faz parte dos cerca de 80% a 90% da clientela que ainda não tem dinheiro sobrando para fazer negócio: a localização – se o imóvel é perto de escola, do trabalho ou da casa de um parente – e o espaço – o imóvel é grande o suficiente para abrigar a família e todos os seus pertences. O que faltar – reformas ou decoração de interior – ele providencia com facilidade.
Assim, o comprador está interessado em adquirir um imóvel na medida exata para a fase atual de vida familiar. Se casado, adquire o bem com um quarto. Se a família aumenta, negocia o de um quarto por outro maior, provavelmente num prédio ou casa de condomínio onde haja playground. Quando melhora de padrão aquisitivo, pode optar por diferenciais como jardim e espaço para ter animais de estimação.
O mesmo vale quando os filhos crescem e fica só o casal, sozinho novamente, como no começo da vida. Nesse caso é comum inclusive pessoas de melhor padrão aquisitivo venderem a casa grande e optarem por um apartamento menor e que não necessite da presença de empregada todos os dias.
Entre os curitibanos que pretendem comprar imóveis em 2014, 53% preferem apartamento
A busca por apartamentos se mantém segundo os perfis de renda, sendo apenas notável que aumenta a procura por casas de condomínio fechado de acordo com o crescimento do poder aquisitivo do cliente. O mesmo acontece em relação à faixa etária, em que o apartamento continua como opção preferencial.
Entre os motivos para a compra de um imóvel, pouco mais de 50% dos entrevistados citaram o casamento e a saída do aluguel. Adicionando-se a esse percentual àqueles interessados em sair da casa dos pais, observa-se que mais de 60% dos entrevistados estão em processos típicos de aquisição do primeiro imóvel, indicado a demanda para unidades menores e mais econômicas.
Mas lembre-se, para qualquer uma das opções, o Portal Chaves na Mão é o melhor lugar para encontrar o imóvel perfeito: www.chavesnamao.com.br