Curitiba - Levantamento do IRG Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (30), apontou que mais da metade dos curitibanos é contrária ao ato de dar esmola à pessoas em situação de rua. A pesquisa ainda mostrou que a maioria dos entrevistados acredita que esse ato ainda atrapalhe o acolhimento a esse público.

A pesquisa entrevistou 1.373 pessoas, residentes em Curitiba, entre os dias 24 e 28 de outubro, por meio telefônico.
O levantamento foi realizado após a Prefeitura de Curitiba ter anunciado a campanha “Pra a Ajuda Durar, Mude o Jeito de Ajudar”. Assim, a pesquisa analisou junto aos curitibanos a percepção deles sobre o programa, bem como a opinião dos entrevistados sobre o ato de dar esmola à população de rua.
Confira os números da pesquisa
Nos últimos dias você recebeu ou teve acesso à campanha “Pra a Ajuda Durar, Mude o jeito de Ajudar”?
- Não – 82,3%
- Sim – 16,9%
- NS/NR – 0,7%
Você é a favor ou contra a esmola?
- Contra – 69,5%
- A favor – 30,4%
Você acha que esmola ajuda ou atrapalha no trabalho de retirada das pessoas em situação de vulnerabilidade das ruas?
- Atrapalha – 76,9%
- Ajuda – 22,7%
- NS/NR – 0,4%
Campanha faz alerta a curitibanos sobre esmola à pessoas em situação de rua

A campanha “Pra a Ajuda Durar, Mude o Jeito de Ajudar” fomenta que as doações deixem de ser feitas diretamente à população de rua, mas sim, por um canal oficial da Fundação de Ação Social (FAS).
Dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, apontam que Curitiba conta com 4.090 pessoas em situação de rua. Desse público, 3.245 estavam com as informações atualizadas. 55% de todas essas pessoas afirmam não dormirem efetivamente nas ruas da capital paranaense.
Apoiam a campanha entidades como a ACP (Associação Comercial do Paraná), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná), Sistema FIEP, Rede Empresarial Centro Histórico, ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná), Associação dos Permissionários do Mercado Municipal de Curitiba, ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira), SEHA (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação) e Curitiba Convention & Visitors Bureau.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui