Um dos cursos fundadores da UFPR (Universidade Federal do Paraná), o curso de Direito, comemora 100 anos com uma solenidade nesta terça-feira (18), como parte das festividades do centenário da instituição. A cerimônia será às 19h30, no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade.
A solenidade será marcada por diversas homenagens. Entre os homenageados da noite estão os professores recentemente aposentados do curso (Eduardo de Oliveira Leite, Vera Cecilia Abagge de Paula, Juarez Cirino dos Santos e Gilda Bergamini Muniz), os professores eméritos, titulares e catedráticos aposentados (Egas Dirceu Moniz de Aragão, Sansão José Loureiro, Aloisio Surgik, Luiz Fernando Coelho, Rene Ariel Dotti, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, Luiz Alberto Machado) e os ex-diretores da casa aposentados (Egas Dirceu Moniz de Aragão, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, Luiz Alberto Machado, Joaquim Munhoz de Mello, Alcides Alberto Munhoz da Cunha e Luiz Edson Fachin).
Foram convidados para o evento ex-alunos e instituições parceiras. Na ocasião, será lançado o Registro de Presenças Acadêmicas e o Comitê do Centenário da Faculdade de Direito, que terá como responsável o professor Renê Dotti. Além disso, serão lançadas duas obras: “Direito Civil: Inventário de um Século”, que aborda o histórico da disciplina no percurso do ensino jurídico do curso e “Poucos, Muitos, Todos, Lições Sobre História da Democracia” (Editora UFPR), de Pietro Costa, que é resultado de curso proferido na Pós-Graduação em Direito pelo programa “Escola de Altos Estudos” da Capes.