A Unidade de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB) iniciou nesta terça-feira (04) um curso rápido, com duração de 15 minutos cada aula, para orientar os frequentadores de feiras-livres sobre como utilizar integralmente os alimentos. A ação será repetida nesta quarta (5) na Feira Orgânica da Praça do Expedicionário e na quinta (6) na Praça do Japão, sempre das 8 horas ao meio-dia.
Durante os cursos, os técnicos da secretaria orientam sobre como utilizar resíduos de sucos no preparo de outros pratos, como sopas e chás. “Transmitimos os conceitos do uso integral de frutas e legumes com o aproveitamento dos resíduos de sucos, como da cenoura e da manga”, afirma a nutricionista responsável pela Unidade Móvel, Joice Ruthes, que realiza o trabalho de ação educativa em feiras e Armazéns da Família. Ela explica que o resíduo da cenoura, utilizada no suco, pode ser aproveitado no preparo do chá de cenoura e limão, em sopas e até em farofas, entre outras receitas. Assim como o resíduo da couve, que pode ser utilizado em uma torta, e da manga que pode ser aproveitado em um chá de manga com maracujá. Todos os ingredientes dos sucos são utilizados com casca, que aproveita melhor o valor nutricional de cada produto sem perder nenhuma parte.
“É muito importante essa iniciativa, a gente fica mais informada e aprende outras opções para misturar as frutas e os legumes. Hoje em dia é preciso cuidar muito bem da saúde”, diz a dona de casa Meire Brunetta, que fez a degustação de sucos e recebeu as orientações da nutricionista. “Achei ótimo, a prevenção de doenças começa na alimentação”, afirma a socióloga Célia Muller, outra participante da ação educativa. “É importante ensinar a população a consumir mais produtos naturais. Os alimentos industrializados estão muito contaminados com conservantes, corantes, e nosso organismo não é preparado para receber tudo isso!”, complementa a socióloga.
A nutricionista informa que todas as receitas apresentadas ao público são testadas pela equipe da secretaria. Segundo ela, esta é a primeira ação que utiliza produtos orgânicos no preparo, o que altera o resultado final. “O açúcar do produto orgânico é mais suave, adoça menos, estamos testando a aceitação do público”, conclui Joice.