De graça: mais um dia de passe livre no transporte coletivo de Foz do Iguaçu
O novo sistema de transporte de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, operado pela Viação Santa Clara, está com a tarifa livre nesta terça-feira (15). Desde segunda-feira, quem precisa utilizar o transporte coletivo da cidade, não está pagando pelo serviço.
A Prefeitura Municipal e o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) optaram por manter as catracas livres no segundo dia útil de implementação do sistema para facilitar a rotina dos usuários neste período de transição e até que seja instalado o novo sistema de bilhetagem.
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Até que a implementação do sistema de bilhetagem seja concluída, fica garantida aos usuários a integração física entre as linhas de ônibus no Terminal de Transporte Urbano – TTU.
Nesta primeira etapa da mudança de empresa, os ônibus irão seguir os mesmos trajetos e horários. Entretanto, o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) fará alterações em rotas para que o tempo de circulação seja reduzido, além de evitar a superlotação nos veículos.
Uma alternativa prevista é a implantação de linhas alimentadoras, passando por dentro dos bairros e evitando as longas esperas.
As linhas e horários podem ser consultados clicando aqui.
Novo transporte coletivo de Foz do Iguaçu
Entre os benefícios que passarão a ser oferecidos à população, estão ônibus com Wi-Fi, câmeras de segurança e parte da frota com ar-condicionado.
A empresa Santa Clara Ltda., que apresentou a menor proposta para a contratação emergencial, iniciou a operação com 66 ônibus, sendo 20 com ar-condicionado e todos com o fornecimento de Wi-Fi.
A população continuará pagando o mesmo valor de passagem – atualmente em R$ 4,10 com dinheiro e vale-transporte comum, e R$ 2,05 para estudantes.
Os valores que os cidadãos possuem no cartão de vale-transporte deverão ser devolvidos pelo Consórcio Sorriso, que administra o Cartão Único. A empresa deverá anunciar em breve como o processo irá funcionar para que a população não precise pagar por um serviço que não irá receber.
Os usuários que tiverem dificuldade em reaver os créditos devem procurar o Procon. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O agendamento pode ser feito pelo telefone 2105-8700 ou 99820-0235 (Whatsapp).