
O tremor de terra em Florianópolis foi confirmado pelo Centro de Sismologia da USP e por especialista do Observatório Sismológico da UNB
*Do ND Online
A Defesa Civil de Florianópolis foi acionada após moradores de Florianópolis relatarem ter sentido tremores de terra na manhã desta sexta-feira (13).
Nas redes sociais, pessoas fizeram diversos relatos: “Minha casa tremeu, chegou a desligar o rádio”, disse Joice Rodrigues de Lima. “Aqui no Campeche tremeu, era umas 9h30, foram uns três segundos”, relatou Marcos Felipe Andrade.
Segundo Luiz Eduardo Machado, diretor da Defesa Civil do município, o tremor ocorreu por volta das 9h20 e o órgão recebeu mais de 40 ligações de moradores de toda a Ilha de Santa Catarina e também do Continente. Até as 10h10, não havia registros de danos estruturais.
Machado informou que a Defesa Civil já está em contato com o Cigerd (Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres), e também averiguando com o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) o que provocou o fenômeno e se teria sido causado por reflexo de tremor de outro país.
Secretaria de Estado da Defesa Civil emite nota
Assim que a notificação do tremor chegou à Secretaria de Estado da Defesa Civil, o coordenador da regional da Grande Florianópolis foi acionado para o monitoramento dos municípios da região.
Em nota, o órgão afirmou que “a situação está sendo averiguada” e que, assim que houver novas informações, será feito um novo comunicado.