Paraná - A Defesa Civil do Paraná pede para que a população e empresas solidárias priorizem a partir de agora a doação de materiais de construção para ajudar Rio Bonito do Iguaçu, município do centro-sul do estado arrasado pela passagem de um tornado no último dia 7. Cerca de 90% das construções da cidade foram destruídas total ou parcialmente pela tempestade severa que originou o tornado.

Casa danificada por tornado recebe novo telhado em Rio Bonito do Iguaçu
Rio Bonito do Iguaçu precisa principalmente de doações de materiais de construção a partir de agora. (Foto: Ricardo Ribeiro/AEN)

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), da Defesa Civil e de diversos órgãos ligados ao governo do estado continuam prestando apoio às ações de recuperação das áreas afetadas. Nesta etapa do socorro às vítimas, o avanço das obras depende diretamente do reforço nos insumos destinados à reconstrução das residências e estruturas danificadas. Por isso, o pedido para que os doadores encaminhem materiais como tijolos, telhas, areia, cimento e madeiramento, entre outros.

“A chegada de materiais de construção tem impacto direto no ritmo das equipes que atuam em Rio Bonito do Iguaçu, permitindo que o processo de reestruturação avance com mais rapidez e segurança”, disse o tenente Pedro Pierdoná do CBMPR.

Centro de Eventos recebe doação de materiais de construção

O capitão Edimar Penteado, da Defesa Civil Estadual, informou à reportagem da Ric RECORD que o Centro de Eventos de Rio Bonito do Iguaçu (ExpoRio), localizado às margens da BR-158, próximo à entrada da cidade no sentido de quem chega de Laranjeiras do Sul, está destinado exclusivamente ao recebimento de materiais de construção. Os insumos abastecem diretamente as equipes responsáveis pelas obras emergenciais no município.

“Nós estamos encaminhando as pessoas que estão chegando com donativos de materiais de construção para o centro de eventos. Lá temos uma equipe que está fazendo essa recepção e cuidando também de toda essa logística de distribuição”, explicou o capitão Penteado.

70% das residências já receberam novos telhados

Capitão Penteado disse que o reabastecimento desses insumos tem permitido acelerar a instalação de novas coberturas, com avanços significativos nos últimos dias. Em apenas uma semana, cerca de 70% das residências do município já receberam telhamento, segundo levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros durante sobrevoo realizado na tarde de sexta-feira (14).

“A logística está bem estruturada, com equipes formadas por voluntários, servidores da prefeitura e pessoal da Defesa Civil, que realizam as entregas diretamente nas residências. Isso garante agilidade e permite atender o maior número de pessoas possível”, disse Penteado.

Para manter o ritmo da reconstrução, novos carregamentos seguem sendo enviados. Neste sábado (15), outras 60 toneladas de telhas estão sendo entregues pela Defesa Civil Estadual, divididas entre manhã e tarde. O volume se soma às 5.200 telhas enviadas nos primeiros dias e às demais remessas, chegando a mais de 10 mil unidades já destinadas ao município desde o tornado.

Com a demanda humanitária inicial atendida, o foco agora está em garantir o fornecimento contínuo de materiais de construção, essenciais para que os trabalhos sigam avançando e mais famílias possam restabelecer suas casas no menor tempo possível.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE