Devido às reclamações após a retirada dos estacionamento da Rua XV de Novembro para a implementação da primeira faixa exclusiva de ônibus, a prefeitura de Curitiba resolveu atender às necessidades dos comerciantes e usuários da via. Começaram na quarta-feira (23) as obras de recuo da calçada para a criação dos novos locais de parada de veículos. O primeiro trecho de obras está sendo executado entre as ruas José de Alencar e Almirante Tamandaré.

Em breve, também será implantado o sistema de Estacionamento Regulamentado (EstaR) nas ruas transversais da Rua VX de Novembro, para que haja rotatividade na hora de estacionar.

“Estamos seguindo uma determinação do prefeito Gustavo Fruet e atendendo esta demanda dos comerciantes da região, após a criação da faixa exclusiva da Rua XV de Novembro. Parte dos remansos será construída pelo comércio local, seguindo o projeto definido pela prefeitura”, informa o secretário do Governo Municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi.

A faixa exclusiva do transporte público começou a operar no final de maio, mas a fiscalização do local só foi feita em julho. Na faixa da direita da avenida, apenas os ônibus do transporte podem trafegar. Pinturas nas ruas com a palavra “ônibus” e placas de trânsito orientam o motorista. Diariamente, onze linhas de ônibus trafegam na via carregando cerca de 45 mil passageiros.