Curitiba - O desfile de 7 de setembro, que acontece no próximo domingo, na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico de Curitiba, tem a expectativa de reunir cerca de 6,5 mil participantes, entre estudantes e representantes de entidades civis e militares, incluindo as Forças Armadas e da segurança pública.

O evento contará com aproximadamente 300 veículos motorizados, incluindo viaturas históricas, blindados e não-blindados. Além disso, o desfile será encerrado com desfile aéreo, com a previsão de oito aeronaves.
Programação do desfile de 7 de setembro em Curitiba
- Revista das tropas – 8h30
- Início – 9h
- Desfile militar com aproximadamente 4,5 mil militares a pé – 10h
- Previsão de término – 12h30
Trajeto
O ponto de concentração do desfile será na Praça Nossa Senhora da Salette. A concentração para o desfile militar será no Largo da China, onde as tropas irão se deslocar na Rua Marechal Hermes, seguindo pelas ruas Eurípedes Garcez do Nascimento, São Sebastião e Alberto Folloni.
Bloqueio de vias
A partir das 3h de domingo (7), algumas ruas serão bloqueadas, sendo elas: Deputado Mário de Barros, José Sabóia Cortes, Albano Reis, Vieira dos Santos, São Sebastião, Francisco de Paula Guimarães, Ricardo Lemos, Manoel Eufrásio, Moysés Marcondes, Eurípedes Garcez do Nascimento, Presidente Carlos Cavalcanti, Paula Gomes, Inácio Lustosa, Barão de Antonina, Senador Xavier da Silva, Luiz Leão, Lysimaco Ferreira da Costa e Aristides Teixeira.
Cerimônia no Palácio Iguaçu abre Semana da Pátria
A cerimônia no Palácio Iguaçu, em Curitiba, deu início à Semana da Pátria nesta segunda-feira (1º), e teve a presença do governador do Estado, Ratinho Junior, representantes das forças de segurança estaduais e das Forças Armadas. Durante o evento, a Pira com o Fogo Simbólico da Pátria foi acesa e permanecerá desta forma até o dia 7 de setembro.
O feriado do 7 de Setembro em 2025
Em 2025, o feriado nacional de 7 de setembro será no próximo domingo, o que deve impactar a programação de desfiles e comemorações no País. Apesar de não gerar prolongamento do fim de semana, a data seguirá sendo ponto alto de atividades cívicas, especialmente em Brasília e nas capitais estaduais.
*Com supervisão de Jonathas Bertaze.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui!