Aproximadamente dez mil pessoas participaram do primeiro dia da Fan Fest FIFA Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski. Alheios aos países de origem, colombianos, americanos, chilenos e brasileiros formaram uma só torcida. Eles acompanharam do primeiro ao último lance do jogo entre Brasil e Croácia  através de um telão. Depois, eles ficaram para assistir ao show de Dudu Nobre e de DJs que se apresentaram na sequência.

Até 13 de julho, com entrada gratuita, a festa em Curitiba terá mais de 70 atrações, entre elas Jota Quest (23 de junho), Erasmo Carlos (4 de julho) e Raça Negra (13 de julho). Nos demais dias, shows de artistas locais animarão a festa.

O jovem curitibano Alan Vinícius Stukowsici Recheteio, de 17 anos, com ascendência alemã e que vive entre Curitiba e Alemanha, onde foi criado, tem dois países para torcer. Ele disse que em uma eventual final entre Brasil e Alemanha continuará torcendo pelo Brasil. “Seja Brasil ou Alemanha, a festa vai ser a mesma e apesar de ter a Alemanha no coração torço pelo Brasil”, afirmou. Antes do início do jogo, Alan previu o placar do primeiro jogo. Ele argumentou que o Brasil é o país do futebol e que ficou feliz como o povo brasileiro recebeu a seleção alemã.

Como o jovem descente de alemães, o americano, natural de Nova Iorque, Richard Palumbo, de 65 anos, também confessou torcer pelo Brasil em qualquer situação. “Se der Brasil e Estados Unidos, vou torcer pelo Brasil porque quem entende de futebol é o Brasil. Foi aqui que eu aprendi a gostar de futebol, quando estava lá [EUA] eu gostava mais de basquete”, afirma o missionário aposentado. O gosto pelo futebol brasileiro foi descoberto ao longo dos 30 anos que vive no Brasil com a família.

Outro grupo, de aproximadamente dez pessoas, reuniu jovens estudantes colombianos que estão em Curitiba para estudar ou em visita à cidade. Alexander Tovar, de 23 anos, elogiou a acolhida que teve na cidade. “É uma cidade legal e um povo amável”, observou o colombiano. Alexander quer que a final seja entre Brasil e Colômbia, mas até lá disse que vai torcer pelo Brasil.