O Dia Internacional da Mulher em Curitiba será marcado pela mobilização. Mais de 1,3 mil pessoas já confirmaram via Facebook da “Marcha Marcha de 8 de março – Não é por rosas, é pelo direito das mulheres”. A marcha está marcada para iniciar às 9h30, com concentração na Praça Santos Andrade. O evento ocorre também em outras cidades por todo o país como Campinas, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Bernardo do Campo e Mossoró.

A marcha pretende chamar a atenção para o combate ao machismo, o racismo e todos os tipos de preconceito e fobias sofridos pelo grupo LGBT pela sociedade. O nome do evento está ligado ao principal presente recebido pelas mulheres nesta data: as rosas.

A data

O Dia Internacional da Mulher é a data em alusão ao fato ocorrido em no dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque. Operárias ocuparam uma fábrica de tecidos para reivindicar melhores condições de trabalho e a manifestação foi reprimida com violência. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas

A data só ganhou contorno de mobilização e comemoração, quando foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975.