(Foto: Arquivo)

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, respondendo por 63% dos óbitos relacionados a doenças crônicas não transmissíveis

No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta terça-feira (31), a Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) e o Hospital São Vicente realizam uma ação gratuita na Boca Maldita e na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, para tirar dúvidas da população sobre tabagismo. Na Boca Maldita, o atendimento acontece entre 8 e 17 horas. Na Praça Rui Barbosa, entre 8h30 e 13h30.

Dia Mundial

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1987 como um alerta sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Dados da própria entidade se referem a uma epidemia global do tabaco que mata quase 6 milhões de pessoas todos os anos. Dessas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes).

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, respondendo por 63% dos óbitos relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, 85% das mortes por doença pulmonar crônica, 30% das mortes por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago e outros), 25% das óbitos por doença coronariana e 25% das mortes por doenças cerebrovasculares.

A previsão do órgão é que, se nada for feito, o mundo passe a registrar mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030, sendo que mais de 80% delas devem atingir pessoas que vivem em países de baixa e média renda.