Guilherme Rivaroli é jornalista e apresentador do Paraná no Ar. Trata dos mais variados assuntos, mas gosta de política e assuntos que mexam com o dia-a-dia das pessoas. É um apaixonado pela profissão e acredita que, sim, o jornalismo pode ajudar a moldar o mundo.

 SEM CESSÃO

Não é sessão de realização de reuniões e sim de não para – cessão. O Plano Estadual de Educação, que prevê as metas da educação do estado para os próximos 10 anos, vai dar muito pano para manga. Manifestantes e ativistas pró religiões e família devem se fazer presentes até a próxima quarta-feira. Estes são a favor da não discussão de gênero dentro das escolas. Defendem que quem deve discutir este assunto são os pais e responsáveis, em casa!

SEM CESSÃO 2

A APP Sindicato, que representa os professores, rebate os manifestantes dizendo que não existe ideologia de gênero e sim uma discussão sobre integração social e não ao preconceito. Temo pela radicalização de lado a lado. A intolerância é a mãe do radicalismo. Nesta hora, questões dogmáticas devem ser deixadas de lado!

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa foi até a Alep e prestou as contas do governo para o exercício de 2015, no que diz respeito aos 4 primeiros meses deste ano. Disse que arrecadou 12,350 bilhões e gastou 11,190 bilhões, todavia, o dinheiro que sobraria em caixa foi gasto para despesas restantes do exercício de 2014, ou seja: nada de dinheiro em caixa, o equilíbrio vem no fim do ano e dinheiro para gastar apenas em 2016.

PRESTAÇÃO DE CONTAS 2

Os opositores, claro, viram aí um prato cheio, principalmente quando o secretário disse que não está pagando a parte do governo no que tange os aposentados e inativos do Paraná. Dizem que é ensejar em crime de responsabilidade fiscal, incorrendo contra ele as responsabilizações previstas na lei. Mauro se defendeu dizendo que a lei federal prevê apenas a obrigação do pagamento dos ativos.

MULTA

A Sanepar pode ter sido multada em mais de 200 mil reais pela Comissão de Valores Mobiliários. Como a empresa tem ações, as declarações do sec há um tempo, dizendo ser a favor da venda de ativos, teriam feito o valor das ações subir. A especulação movimentou o mercado. Com o desmentido do governador Beto Richa, tudo voltou a estaca zero.

GUERRA MESMO

O velho “MDB” de guerra vive um momento tenso. Nesta semana, deveria haver uma reunião entre os integrantes da bancada, na Alep. Só os opositores ao governo do estado apareceram. Os quatro que apoiam o governo sumiram do mapa. O clima é de guerra. Ninguém chama mais um integrante do outro lado “para tomar um chope” (as aspas são para citar um deputado que usou a frase, em off, é claro! ). O PMDB gosta é de “puder”. Mas, é sempre bom tentar agradar todos os lados.

 PREFEITURA

Requião Filho diz que está gostando da vida na Alep, contudo, é quase certo que saia como candidato à prefeitura. No partido, concorrem Rodrigo Rocha Loures e Stephanes Júnior.

 REASSUNTANDO

 BRASÍLIA NEWS

A presidente Dilma Rousseff (PT) vetou o cálculo previdenciário pelo fator 85/95. Vai lançar uma medida provisória da seguinte forma: até 2017 o fator é o 85/95, a partir daí muda o cálculo para  alcançar 90/100. A aposentadoria vai se tornar secular, não santa, mas em tempo mesmo! Aliás: Dilma terá que explicar a pedalada fiscal – aquela que bancos pagaram benefícios sociais pelo governo. Bancos públicos não emprestam dinheiro para os cofres federais. Se não souber se explicar, e as contas foram reprovadas, chumbo-grosso vem para cima dela.

BRASÍLIA NEWS 2

A queda da desoneração da folha de pagamento para alguns setores, como previa acordo com o presidente da Câmara,  Eduardo Cunha não vai ser tão fácil. O acerto previa, até mesmo, a anistia para instituições religiosas para setores que Cunha tem forte atuação. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy balançou o dedo indicador e disse “nã-não”, não é bem assim. Deve seguir tudo como está, até mesmo a briga entre os poderes.

BRASÍLIA NEWS 3

Medida mais justa: foi aprovada na Câmara Federal a redução da maioridade para crimes hediondos. Sempre defendi a ideia, até porque não coloca todos os menores no mesmo balaio. Separa o joio do trigo!

Acesse nossas redes sociais:

Guilherme Rivaroli: Facebook e Twitter
Paraná no Ar: Facebook e Twitter

E era isso! Sorte e paz! Até quinta!