O cardeal Dom João Braz de Aviz é um dos oito cardeais brasileiros que podem ocupar a vaga de novo papa. O religioso, de 78 anos, tinha uma ligação próxima com o papa Francisco e chegou a ocupar o cargo de prefeito do Dicastério para os Institutos da Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica no Vaticano. 

Dom João Braz de Aviz tinha uma relação próxima com o papa Francisco
Dom João Braz de Aviz tinha uma relação próxima com o papa Francisco (Foto: L’osservatore Romano)

Durante 14 anos, o cardeal foi o responsável do departamento que gere todas as congregações religiosas do mundo, cujos membros passam de um milhão. Neste ano, em janeiro, Braz de Aviz deixou o cargo, que foi assumido pela irmã Simona Brambilla, ex-secretária do organismo.

Dom João Braz de Aviz tem 78 anos e já ultrapassou a idade de aposentadoria, que é de 75. Para concorrer no Conclave Papal, a Igreja Católica limita a idade de 80 anos, por isso, o religioso brasileiro aparece entre os possíveis substitutos de papa Francisco.

Dom João Braz de Aviz, o amigo de papa Francisco

O cardeal Dom João Braz de Aviz nasceu na cidade de Mafra, em Santa Catarina, em 24 de abril de 1947. Com uma adolescência no caminho da fé, o catarinense foi ordenado padre com 25 anos e bispo aos 47 anos.

Após sair de Santa Catarina, o religioso passou pelo Espírito Santo e atuou como bispo em Ponta Grossa, no Paraná, entre 1998 e 2002. Depois da passagem pelos Campos Gerais, Dom João Braz de Aviz assumiu a Arquidiocese de Maringá. Já em 2004 foi nomeado arcebispo metropolitano de Brasília, pelo papa João Paulo II. 

No último Conclave Papal, realizado em 2013, após a renúncia de Bento XVI, Dom João Braz de Aviz apareceu entre os favoritos, porém, perdeu a eleição para o amigo argentino, Jorge Mario Bergoglio.

Dom João Braz de Aviz passou por Ponta Grossa e Maringá
Dom João Braz de Aviz passou por Ponta Grossa e Maringá (Foto: Vaticano News)

Entre as principais discussões envolvendo o nome de Dom Braz de Aviz está as críticas em relação aos ‘padres cantores’ e a transformação do Vaticano após papa Francisco ser empossado. Conforme o cardeal, o local se tornou mais transparente, onde não se lidava mais com dinheiro sujo.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.