Um edifício localizado no bairro Batel, na capital paranaense foi eleito o edifício mais sustentável do mundo. A US Green Building Council (USGBC) – organização sem fins lucrativos, foi a responsável por conceder o título ao LLUM Batel. O edifício recebeu o prêmio LEED Homes Awards 2021.
Para conceder o título, a avaliação foi feita por um júri técnico, e também foi aberta a votação ao público, que escolheu, entre 10 finalistas, qual empreendimento representa excelência em construção verde, com base nos seguintes critérios:
- Impacto / igualdade
- Design
- Sustentabilidade e saúde
- Bem-estar
Essa é a primeira vez que um edifício brasileiro recebe o prêmio. “Na prática, o prêmio coloca o LLUM como o edifício mais sustentável do mundo. Essa é uma grande conquista para nós, da Laguna, para a cidade de Curitiba e para o país”, comemora Gabriel Raad, CEO da Construtora Laguna.
O Brasil é o 5º país do mundo com maior número de certificações de edifícios sustentáveis do qual fazem parte 180 países. Atualmente o Brasil possui mais de 1.500 construções sustentáveis, sendo que 641 são certificadas e 50 milhões de metros quadrados ainda buscam a certificação Green Building Council Brasil.