Atenção pais que tenham filhos matriculados em colégios estaduais de Cascavel. A votação dos diretores das instituições de ensino acontece no dia 23 de julho. Esse é o segundo turno das eleições.

Em Cascavel, alguns colégios não conseguiram votos suficientes para que fosse finalizado o processo de votação e foi necessário o segundo turno.

Os colégios Eleodoro, Wilson Joffre, Pe. Carmelo, XIV de Novembro, Horácio, Santa Felicidade, Clarito, Interlagos e/ou Mario Quintana estarão abertos das 8h às 21h, para que a comunidade possa participar do processo.

Quem pode votar?

Pais e responsáveis por alunos de 16 anos devidamente matriculados, alunos maiores de 16 anos, professores, funcionários e responsáveis por alunos especiais.

Para participar do processo é necessário levar RG ou outro documento com foto.

Como funciona

Para ser homologada, a eleição necessita de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar, incluindo os votos brancos e excluídos os nulos. 

Nos colégios em que houver chapa única, o resultado será homologado desde que a totalidade dos votos válidos não seja inferior ao número de votos brancos e nulos. 

Já onde houver a inscrição de três chapas ou mais e a chapa vencedora eleita obtiver menos de 40% dos votos válidos, deverá ser realizado um 2º turno, concorrendo somente às duas chapas com maior número de votos. Com duas chapas em disputa, será necessário atingir 50% + 1 voto para definição no 1º turno.

Se não houver o número necessário de votos, será escolhida pelo Núcleo Regional de Ensino.