Curitiba - Uma adolescente de 15 anos, com deficiência visual, relatou aos familiares ter sofrido agressão verbal e física por colegas de sala de aula do Colégio Estadual Heráclito Fontoura Sobral Pinto, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O caso ocorre há quase 2 anos.

De acordo com o irmão, Roni Cleverson, em entrevista à Banda B a jovem também recebeu cartas com xingamentos e ameaças explícitas.
“Por conta da deficiência visual, ela é a única aluna autorizada a usar o celular em sala, para ampliar os conteúdos e fazer as atividades. Mas isso virou motivo de ataque. Os colegas acham errado e questionam: ‘Por que ela pode e a gente não?’, ‘Essa ridícula, cega, está olhando pra quem?’”, conta o irmão.
Segundo ele, também teve agressão física, inclusive direcionadas à região dos olhos da adolescente. Em um dos episódios mais recentes, a adolescente foi agredida por outra aluna dentro da escola.
“Minha irmã fala que não aguenta mais, que não quer mais estudar. Tem dias que ela fica uma, duas semanas sem ir para escola. Ela toma remédio controlado, já tentou tirar a própria vida. Queria tentar fazer alguma coisa para parar com isso, porque pode acontecer o pior. Depois, não adianta.”
Em nota, a Secretaria da Educação do Paraná afirmou que a escola está adotando as medidas pedagógicas necessárias para restabelecer o bem-estar e a segurança da vítima.
“A direção da escola procedeu com a escuta dos envolvidos, devidamente registrada em ata, procedendo em seguida com emissão de advertência formal aos estudantes responsáveis. Os pais dos envolvidos também foram chamados à escola para providências. Desde o ocorrido, um dos ofensores deixou de frequentar as aulas.” diz trecho.
A nota conclui relatando que os pais da adolescente foram convocados para receber orientações pedagógicas e legais. “seguimos à disposição da família e das autoridades de segurança pública a fim de prestar os devidos esclarecimentos e colaborar com a devida condução do fato”, finaliza.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.