Professores devem retornar às salas de aula nesta terça-feira (1º). (Foto: App Sindicato/Divulgação)

As aulas devem ser retomadas já nesta terça-feira (1º) em todo Estado

Os professores da rede pública estadual de educação decidiram encerrar a greve de educadores em todo o Paraná. A decisão foi tomada após assembleia com a presença de 3 mil pessoas, realizada na manhã desta segunda-feira (31) na ExpoUnimed, em Curitiba. A paralisação começou no dia 17 de outubro.

De acordo com a APP-Sindicato, que representa a categoria, a decisão foi tomada para abrir um novo canal de diálogo com o Governo do Paraná. “O debate será de outras mobilizações da categoria para o próximo período, pois educadores entendem que as negociações com o governo precisam avançar efetivamente”, diz a nota. De acordo com o sindicato, a categoria decidiu voltar às aulas, mas o estado de greve continua. As aulas devem retornar nesta terça-feira (1º) em todo o Paraná.

Na quarta-feira (26), o governo já havia sinalizado a disposição para o diálogo com servidores e reabriu as negociações sobre questões salariais do funcionalismo, com a única condição de que a paralisação fosse encerrada.

Em assembleia realizada no último dia 22 de outubro, os professores decidiram dar continuidade a greve por uma diferença de apenas cinco votos, mesmo sob orientação do sindicato para que a paralisação fosse encerrada.