Foto: Gislene Bastos/RICTV Curitiba

O movimento de ocupação das escolas começou no dia 3 de outubro, em São José dos Pinhais

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (26), os estudantes decidiram manter as ocupações nos colégios estaduais do Paraná. As lideranças do movimento no entanto, afirmaram que cada instituição de ensino tem autonomia para decidir se mantém ou não as escolas ocupadas. O encontro aconteceu no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, no bairro Juvevê, em Curitiba e foi encerrado por volta das 17h. Estudantes do interior do Paraná também participaram da assembleia.

O movimento de ocupação das escolas começou no dia 3 de outubro, em São José dos Pinhais. Os estudantes secundaristas protestam contra a Medida Provisório proposta pelo Governo Michel Temer que prevê mudanças no ensino médio. De acordo com o Movimento Ocupa Paraná, que engloba entidades do movimento estudantil e a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, 851 instituições chegaram a ficar ocupadas. Algumas escolas no interior do estado já começaram a ser desocupadas.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, já anunciou que vai cancelar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas escolas ocupadas por estudantes em protesto no país, caso não sejam desocupadas até o dia 31 de outubro. As provas do Enem acontecem nos dias 5 e 6 de novembro.