As atividades extracurriculares em escolas particulares de Curitiba estão liberadas. A informação foi confirmada nesta semana pelo Sindicato da Escolas Particulares do Paraná (Sinepe), após ofício do dia 31 de agosto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Atividades como treinos esportivos, aulas de idiomas, música e suporta das aulas virtuais podem ser realizadas presencialmente nas instituições.
Para esta retomada, as escolas particulares devem seguir medidas de segurança. Entre as obrigações está a utilização de máscara em tempo integral para alunos com mais de 3 anos, aferição de temperatura na entrada e distanciamento social. Para os alunos que pertençam a grupos de riscos, ou tenham contato com pessoas vulneráveis a doença em casa, não é recomendado o retorno imediato.
Atividades extracurriculares são liberadas
No início deste mês de setembro, o Sinepe já havia recomendado que pais, responsáveis e alunos visitassem as escolas particulares para conferir as medidas de segurança adotadas pelas instituições. Agora, com a liberação das atividades extracurriculares, o sindicato reforça para que visitas sejam agendadas.
Nesta primeira etapa, que conta com o retorno das atividades extracurriculares, estão liberadas as aulas de esporte, música, idiomas e, inclusive, aulas de apoio para alunos com dificuldades nas aulas virtuais. O atendimento para reforço será agendado individualmente.
Entre as determinações de segurança, solicitadas pelo Sinepe, está o distanciamento de 1 m² (um metro quadrado) entre os alunos, aferição de temperatura na entrada, higienização da instituição, álcool em gel disponível em vários locais da escola, uso de máscara para alunos com mais de 3 anos e reforço da orientação sobre a higienização das mãos.O Sinepe preparou uma cartilha para os alunos nesta volta às atividades. A expectativa das instituições é que o retorno das aulas regulares aconteça até outubro.