Cerca de 200 Colégios de Educação Profissional retornarão gradualmente as atividades práticas presenciais dos cursos técnicos. No CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) Newton Freire Maia, em Pinhais, desde a última quinta-feira (6), os alunos dos cursos de Agropecuária e de Meio Ambiente já estão participando de atividades práticas como aulas de campo na fazenda-escola, visitas técnicas e aulas em laboratório.
“Nesse retorno das aulas práticas, nós optamos por priorizar as aulas de campo, que ocorrem ao ar livre. Então, os alunos têm menor proximidade entre si e não ficam em ambientes fechados”
relata Luciene Soares, coordenadora do curso de Meio Ambiente.
Em uma das aulas práticas, os estudantes fizeram uma trilha até a Represa do Iraí e discutiram, ao longo do caminho, temas como os impactos causados pela construção da represa e as licenças necessárias para construí-la.
Atividades na fazenda-escola
Outras atividades realizadas pelos alunos do CEEP Newton Freire Maia incluem o preparo e a correção do solo com trator agrícola, a preparação de canteiros para horticultura e o manejo de animais como porcos, ovelhas, coelhos e galinhas. Os estudantes são responsáveis, por exemplo, pela alimentação, medicação e avaliação do estado físico dos animais.
“Essas atividades foram organizadas com professores fora do grupo de risco, e os alunos foram divididos em pequenos grupos, de 5 a 11 pessoas, que tiveram a autorização dos pais”
diz o coordenador do curso de Agropecuária, Carlos Roberto de Azevedo.

A diretora pedagógica da instituição, Ana Paula Querubim Andrades, conta que, embora haja muita expectativa e empolgação dos alunos e dos professores para as aulas presenciais, foi preciso ter paciência para planejar o retorno.
“É uma experiência nova, então, estamos indo com calma. Tudo precisa ser organizado para mantermos a segurança”
comenta Andrades.
Curso de Florestas
No CEFEP Presidente Costa e Silva, em Irati, os alunos dos cursos de Florestas e de Agronegócio também puderam participar de aulas práticas. Algumas das atividades realizadas na fazenda-escola são a medição do nivelamento do terreno, manejo de solo e viveiro florestal, além da silvicultura, que inclui técnicas para preservação e melhora do crescimento de diferentes espécies florestais.
“Os alunos estudam toda a cadeia produtiva da madeira, e esse aprendizado depende de muita prática. Ela é importante para o desenvolvimento do futuro técnico”
argumenta Mariane Pierin Gemin, diretora-geral do CEFEP.

A estudante Camila Tais Basniak (16), que cursa o 3º ano do curso técnico em Florestas, também considera algo muito positivo as aulas de campo.
“A gente relembrou o que aprendeu nas meets [aulas virtuais] e trouxe para a prática. Tivemos aula de mecanização [florestal], então, a gente teve contato com a motosserra. Depois que pegamos ela, já passamos álcool em gel. Todo mundo seguiu as orientações.”
comenta a estudante.
Desde terça-feira (11), as atividades presenciais no CEFEP Presidente Costa e Silva foram suspensas devido a um decreto municipal (315/21) que limita a circulação de pessoas, visando minimizar a contaminação pelo novo coronavírus. As aulas práticas presenciais devem ser retomadas com o fim do decreto, previsto para 25 de maio.