O Governo do Paraná anunciou, nesta terça (15), que as aulas presenciais na rede estadual de ensino vão recomeçar a partir do dia 18 de fevereiro de 2021.

De acordo com a proposta da Secretaria Estadual da Educação (Seed), as aulas serão retomadas em um modelo de ensino híbrido – parte dos alunos dentro das salas de aula e o restante em casa, acompanhando virtualmente.

De acordo com o secretário estadual da Educação do Paraná, Renato Feder, o retorno presencial não será obrigatório.

“Retomar as aulas e parar não é simples. É uma operação complexa, com uma logística difícil. Será considerado o momento da pandemia, mas a gente torce para que a vacina aconteça e que esse problema seja resolvido”, disse o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

Até o momento, mais de 450 mil estudantes já estão matriculados para o ano letivo de 2021 na rede estadual de ensino do Paraná.

De acordo com a Seed, o Paraná tem 11 mil salas de aulas disponíveis para receber os estudantes em 2021. Em cada sala, o limite será de até 10 alunos.

Ainda segundo o Governo Paraná, nas escolas, alunos, professores e funcionários terão que obedecer uma série de normas sanitárias, entre elas, o uso obrigatório de máscara e álcool gel. Dentro da sala de aula, o distanciamento entre as cadeiras será de 1,5 metro de distância.

No Paraná, as aulas presenciais foram suspensas em 20 de março. O estado tem 1,070 milhão de estudantes na rede estadual de ensino.