Cem colégios estaduais do Paraná, 23 em Curitiba e região, retomaram o ensino presencial nesta segunda-feira (7). De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seed), das 2,1 mil instituições públicas, 738 já estão recebendo alunos, professores e funcionários.
A Seed não divulgou a lista das escolas que voltaram com as atividades presenciais, mas confirmou que pais e alunos foram informados do retorno pelos Núcleos Regionais de Educação e pelas direções dos colégios.
Ainda segundo a Secretaria de Educação, foram estabelecidos três critérios para definição de quais colégios devem ter prioridade para a volta das atividades presenciais. O primeiro deles é o acompanhamento das cidades onde houve retorno das redes municipais de ensino e do transporte escolar. Além disso, são priorizadas as instituições de ensino onde há alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais para atividades remotas. Outro critério é a análise de colégios com maior número de professores fora do grupo de risco.
Retorno às aulas presenciais no Paraná
O retorno às aulas presenciais do estado iniciou em 10 de maio. Conforme o último levantamento da Secretaria de Educação, até o dia 28 do mesmo mês, nove escolas precisaram ser fechadas temporariamente e 135 turmas tiveram aulas presenciais suspensas devido a casos de covid-19. Na ocasião, foram registrados 102 casos de alunos que testaram positivo, 112 professores e 76 funcionários.
Aulas presenciais não obrigatórias
O retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes para as salas de aula devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino.
Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do ‘Aula Paraná’ na TV aberta, no YouTube, além do kit pedagógico impresso.
O modelo adotado para a volta às aulas presenciais no estado é híbrido, ou seja, acontece parte dos alunos em sala de aula e parte em ensino remoto, assistindo às aulas ao vivo. O sistema garante que as salas não fiquem lotadas e que o distanciamento de 1,5 m entre os estudantes seja mantido.
Além disso, para evitar infecções da covid-19 nas escolas, as instituições de ensino seguem os seguintes protocolos de segurança:
- disponibilidade de álcool em gel
- obrigatoriedade do uso de máscara
- aferição da temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio
- Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também no transporte escolar