Aproximadamente cinco mil professores realizam uma manifestação desde a manhã desta segunda-feira (9) em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, no Centro Cívico. A categoria pressiona os deputados da Alep para que dois projetos encaminhados pelo governo do estado, cortando vários benefícios dos servidores públicos estaduais, não sejam aprovados. Cerca de 80 professores estão no plenário para acompanhar a votação, que deve começar às 14 horas. O grupo passou a manhã percorrendo o gabinete dos deputados estaduais para orientá-los a votar contra os projetos de lei. No momento, a direção da APP-Sindicato negociam a entrada de mais 400 manifestantes no Plenário para acompanhar a votação.

Dentre os professores e funcionários das escola públicas, também estavam alunos que foram apoiar a greve e servidores de outras categorias que também serão afetados, caso os deputados estaduais aprovem os polêmicos projetos.

De acordo com a secretária de Organização da APP, professor Tereza Lemos, o objetivo das manifestações é para que os projetos sejam retirados da pauta de votação. “O grupo de professores e funcionários que está aqui dentro já passou pelos gabinetes para falar com os deputados que ainda não se pronunciaram. Nosso apelo é para que todos os deputados, mesmo aqueles que são da base aliada do governo, se coloque contrário aos projetos e a favor do povo”, afirmou.

Leia também:

Professores de 5 universidades estaduais param atividades na próxima semana
Policiais e bombeiros militares protestam e ameaçam parar no carnaval
Professores fazem panelaços e passeata contra governo do Paraná

Greve geral

O ano letivo de 2015, que começaria nesta segunda-feira (9), está sem previsão para começar. Ao invés de primeiro dia de aula, o dia se tornou o primeiro dia da greve de professores e funcionários em todo o Paraná.

A assembleia realizada pela categoria na manhã de sábado (7) decidiu pela greve. Sendo assim, o ano letivo, que deveria começar nesta segunda-feira (09), não tem data definida e mais de 2 mil escolas ficam sem aulas em todo o Paraná.

Confira a reportagem do Balanço Geral Curitiba: