Curitiba - O combate ao déficit de professores no Brasil foi um dos temas do lançamento do projeto Geração Professor, que busca inspirar jovens e fortalecer o magistério no país. Dados do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) apontam que a educação básica pode ter uma falta de 235 mil docentes até 2040.

O Geração Professor é idealizado pelo Instituto Destino Brasil, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).
O lançamento do projeto foi realizado nesta terça-feira (14), no ginásio da PUCPR, em Curitiba, e contou com a presença de mais de 700 estudantes de Magistério de diversas regiões do Paraná.
Os estudantes presentes puderam ouvir palestras sobre a educação no Brasil, ter orientações sobre as diversas áreas de licenciatura, além de fazerem um tour pelo campus da universidade.
“O Brasil precisa de uma nova geração de educadores que se reconheçam como agentes de transformação. A docência é uma vocação, mas também precisa de incentivo e reconhecimento. O Geração Professor nasce com essa missão: valorizar o futuro da profissão e conectar propósito à formação”, afirma Ademar Batista Pereira, presidente do Instituto Destino Brasil.
As maiores preocupações com o déficit de professores estão em disciplinas como Matemática, Física e Química, que apresentam os maiores índices de escassez de profissionais. Assim, o projeto ainda visa o estabelecimento de estratégias para valorizar a carreira docente.
Nesse aspecto, a PUCPR apresentou o programa Bolsa Magistério, uma oportunidade para estudantes que concluíram o ensino médio em cursos de Magistério e desejam ingressar na Universidade no 1º semestre de 2026.
O benefício oferece 50% de desconto em licenciaturas como Filosofia, História, Letras, Pedagogia e Ciências Sociais, e 60% de desconto em cursos de Matemática, Física e Química, a partir da segunda mensalidade.
“Sabemos que o Brasil enfrenta a escassez de profissionais nas áreas de licenciatura. A carência de professores nessas áreas impacta diretamente a qualidade do ensino e limita o potencial de desenvolvimento educacional do País”, finalizou professor César Candiotto, decano da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui