Curitiba - Com o melhor desempenho entre as capitais brasileiras no acesso à educação, Curitiba lidera o ranking do Centro de Liderança Pública (CLP) e aparece na 5ª posição geral no Ranking de Competitividade dos Municípios.

O estudo analisa indicadores relacionados à oferta do ensino básico, que inclui Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além da capacidade dos municípios de garantir o acesso universal de crianças e jovens à educação.
Para o prefeito Eduardo Pimentel, o desempenho de Curitiba no ranking representa um marco importante para o avanço do setor educacional no município. Segundo ele, a expectativa é dar continuidade às políticas públicas e seguir aprimorando os índices de acesso e qualidade do ensino.
“Ter acesso à educação é ter a chance de construir um futuro, o lugar das crianças é na escola e queremos continuar avançando. Educação é prioridade em Curitiba, e o trabalho inclui a ampliação de vagas no Ensino Infantil”, destaca o prefeito Eduardo Pimentel.
Qualidade da educação de Curitiba ganha destaque
A análise também coloca Curitiba como segunda melhor capital em Qualidade de Educação, atrás apenas de Goiânia (GO), e com o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental.
Curitiba também se destaca em proporção de alunos matriculados na Educação Infantil em tempo integral, com mais de 70%, seguindo a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Prefeitura destaca ações na educação da capital durante gestão de Eduardo Pimentel
Em 2025, primeiro ano de gestão do prefeito Eduardo Pimentel, a Secretaria Municipal de Educação conquistou ganhos importantes, como o vale-creche, que aumenta o acesso à vagas permitindo o ingresso de crianças de até 3 anos em instituições privadas de ensino em caráter transitório, até que a rede municipal tenha condições de absorver a demanda de berçário e maternal.
Além disso, entregas e obras de infraestrutura ajudam a garantir o ensino de qualidade. A instalação de ar-condicionado em 308 unidades educacionais, o reforço do quadro de profissionais e o pagamento do complemento referente ao piso dos professores da Educação Infantil, de forma retroativa a janeiro, beneficiando 1.973 servidores, estão entre as ações que buscam assegurar esse direito.
“Os indicadores mostram que Curitiba tem avançado de forma consistente no acesso à educação. Ampliar a oferta de vagas e garantir que crianças e jovens estejam na escola é um compromisso pedagógico que se reflete diretamente nos resultados e na qualidade da rede”, afirma o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.
A cidade também ganhou seu 240º Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na CIC, foram entregues 1.027 reformas e revitalizações na rede municipal de ensino, que atende 140 mil alunos, e lançados projetos como o Curitiba Presente, para evitar faltas nas 188 escolas e 240 CMEIs, e Curitiba Leitora, que incentiva o hábito da leitura entre as crianças.
Outro programa da Secretaria Municipal da Educação que presta apoio aos estudantes é o Potencializando Saberes, acompanhamento pedagógico extra para consolidar aprendizagens e superar dificuldades na trajetória escolar.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!