O estado do Paraná lidera, segundo o Anuário Brasileiro de Educação 2025, as áreas verdes nas escolas de Educação Infantil. Segundo os dados, 70,9% das instituições de ensino no estado contam com espaços ecológicos. Em segundo lugar no levantamento nacional ficou o Mato Grosso do Sul, com 62,4%.

Os estados sulistas Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram pouco mais de 55% de cobertura verde nas escolas.
Outro dado apresentado pelo Anuário, aponta que nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o Paraná é líder nacional em escolas com laboratório de informática e ciências.
Infraestrutura das escolas do Paraná se destacam no ranking
Em termos de infraestrutura, o estado também está no topo do ranking nacional. O número de salas de informática, segundo o levantamento, mais que dobraram em um ano. Ao todo, 89,6% das instituições de ensino contam com espaços destinados à tecnologia e inovação. Em 2024 43,8% dos colégios contavam com esse tipo de ambiente.
Além dos laboratórios de informática, as ampliações em infraestrutura incluem também os laboratórios de ciências que estavam disponíveis em 22,6% das escolas e agora estão estruturados em 80,3%. Ou seja, a cada cinco escolas, quatro contam com ambientes destinados à prática científica e aulas de experimentação científica.
O estado figura ainda com mais de 92% das escolas com quadras esportivas, o que representa um crescimento de 34,7% em comparação com o último ano.
Os números colocam ainda o Paraná com padrão de universalização de estruturas como banheiros (em 100% das escolas), enquanto a média nacional é de 97,3%. A água potável está presente em 99,7% das colas e 99,5% delas possuem energia elétrica.
Segundo o Anuário, os sistemas de esgoto chegam a 69% das escolas (em 2024 o saneamento estava presente em 61,9% dos espaços).
O Estado também se destaca na infraestrutura das instituições de ensino quando comparado com os vizinhos da região Sul, superando os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul em instalações como banheiros, cozinhas, abastecimento de água potável, esgotos e coleta de lixo. Em todas as categorias o Paraná supera a média nacional e está acima das médias regionais em cinco dos seis itens analisados.
Acesse todos os dados do Anuário Brasileiro de Educação 2025 aqui.
Para o secretário de Educação, Roni Miranda, a boa relação com os municípios e os investimentos sendo aplicados de forma eficiente faz com que o Estado figure em posições de destaque, inclusive quando comparado com Estados maiores e com mais verba em caixa.
“Conseguimos colher resultados positivos desde a alfabetização das crianças até o Ensino Médio, colocando a rede pública do Paraná como referência em aprendizagem no Brasil. Isso se deve a um trabalho que sabe priorizar investimentos e também ao relacionamento muito bem alinhado com os gestores de educação municipais”, detalhou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui